5 de junho de 2015

Curiosidades sobre a Bíblia

Confira algumas curiosidades sobre o livro mais vendido da história, a nada polêmica Bíblia.

Foto de Aaron Burden na Unsplash
Bíblia é um termo derivado da palavra grega βιβλίον (biblíon), que significa "pergaminho, papiro ou livro", e da expressão grega τὰ βιβλία τὰ ἅγια (ta bible ta hágia), que significa "livros sagrados". 
Os livros que hoje nós chamamos de Bíblia foram escritos em um período de 1600 anos por 40 autores diferentes. Hoje a Bíblia já foi traduzida para mais de 2251 idiomas.

Bartolomé Bermejo, Domínio público, via Wikimedia Commons
Segundo a Bíblia, Matusalém viveu até os 969 anos de idade, mas segundo alguns historiadores isso foi apenas um erro de tradução, ele viveu por 969 meses lunares, o que equivale a apenas 79 anos.
Já o historiador israelense Yigal Levin afirma que essa longa expectativa de vida tem como objetivo simplesmente acelerar a história de Adão até Noé sem ter de enrolar o leitor.

Domenico Tintoretto, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em nenhum lugar da Bíblia Maria Madalena é descrita como uma prostituta, mas sim como uma mulher respeitada e apóstola fiel de Jesus Cristo.
Ela foi retratada como uma prostituta porque a Igreja queria utilizar as poucas e confusas "sugestões" (interpretando da forma dela) da Bíblia sobre Maria Madalena para manter as mulheres fora do clero, o que eles conseguiram fazer por vários séculos.

CARLOS TEIXIDOR CADENAS, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A Bíblia não diz que haviam apenas três reis magos, mas sim três presentes, é muito possível que haviam vários magos presentes no nascimento de Jesus, afinal, eles sabiam que a criança era especial e por isso, logicamente, teriam mandado uma congregação inteira de magos.

Jacopo Tintoretto, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em nenhum lugar é mencionado qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva.
Em latim, a palavra "malum" significa tanto "maçã" como "mal", o que pode ter originado esse erro histórico.

Dunois Master, Domínio público, via Wikimedia Commons
Jesus de Nazaré nasceu em Belém da Judéia dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de cerca de seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus Cristo é entre 4 e 6 a.C.

British Museum,  CC BY 2.5, via Wikimedia Commons
Também sabe-se que Jesus não nasceu no Natal. Em algum momento do século IV a Igreja fixou a comemoração no dia 25 de dezembro com a intenção de suplantar o antigo, e muito popular, festival pagão do Sol Invicto.

Mihály Zichy, Domínio público, via Wikimedia Commons
De acordo com os texto bíblicos, Deus matou (ou mandou matar) cerca de 2.4 milhões de pessoas (isso sem contar os que morreram com o dilúvio e com as pragas do Egito). O Diabo só matou 10 pessoas (os filhos de Jó).

Anton Raphael Mengs and workshop, Domínio público, via Wikimedia Commons
A Igreja Católica modificou a Bíblia durante os anos, basicamente se eles não concordassem com que estava escrito eles "deletavam" os relatos. Isso inclui os quatro evangelhos canônicos, que se acredita terem sido inspirados pelo Espírito Santo e a Doutrina da Reencarnação. 
Isso sem contar os vários "erros de tradução propositais" cometidos durante os séculos.

WolfgangRieger, Domínio público, via Wikimedia Commons
O Evangelho de Judas ficou desaparecido por 1700 anos. Ele conta a versão de Judas Iscariotes sobre a crucificação de Jesus. Pelo livro, Judas supostamente traiu Jesus apenas para cumprir um mandamento do próprio Salvador.
O Evangelho também apresenta informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versão para a criação do universo.

Gustave Doré, Domínio público, via Wikimedia Commons
A aparência de Jesus nunca é realmente descrita na Bíblia, já a de Lúcifer e a dos anjos era muito diferente daquelas que conhecemos hoje. Leia mais sobre isso nessa outra matéria que nós escrevemos.

anonimous, Domínio público, via Wikimedia Commons
O Salmo 14 é igual ao Salmo 53. No livro de Salmos 107 há 4 versículos exatamente iguais, são eles os versículos 8, 15, 21 e 31. Ninguém sabe exatamente porque isso acontece, provavelmente foi mais um erro dos tradutores.

Bibliothèque nationale de France, Domínio público, via Wikimedia Commons
A serpente que convenceu Eva a pegar a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal não faz referência ao Demônio em Gênesis. Ela é conhecida apenas como a serpente que era "mais astuta do que qualquer outro animal na terra".

Rijksmuseum, CC0, via Wikimedia Commons
O termo "Lúcifer", usado em referência ao Demônio hoje em dia, vem da tradução latina do antigo testamento em Isaías 14:12. Na Bíblia, em nenhum momento Satanás é referido diretamente como Lúcifer.

After Paul de Vos, Domínio público, via Wikimedia Commons
Os animais não entraram em pares na arca, na verdade todos os animais limpos foram em grupos de sete, e os não-limpos em duplas. De acordo com a lei dietética Judaica, existem muito mais animais limpos do que não-limpos, então a maioria das criaturas que entraram na arca foram em grupos de 7.

Miguel Angel Omaña Rojas, CC0, via Wikimedia Commons
A história de Jesus (nascido de uma virgem, visitado por reis, pregador, realizou milagres, tinha 12 discípulos, traído, crucificado, ressuscitado 3 dias depois), é muito semelhante a de diversos deuses que vieram antes dele, isso inclui Horus, Krishna, Dionísio, Mitra, Tamuz, Atis e até mesmo Buda.

Curta nossa página oficial em Real World Fatos para se entreter com mais matérias incríveis e nós ajudar a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário