5 de setembro de 2016

Curiosidades sobre países #14 - Superstições

Todas as culturas tem suas próprias superstições, e se você não é parte dessa cultura elas podem parecer estranhas. Confira algumas superstições que podem ser encontradas ao redor do mundo.

Foto de ran liwen na Unsplash
Na China o número quatro é considerado um número azarento porque sua pronúncia é parecida com a da palavra morte, na verdade as duas palavras tem a mesma escrita (sei) mas são pronunciadas de forma um pouco diferente. Alguns prédios nem mesmo tem o quarto andar por causa dessa crença.

Foto de Isa Sequeira na Unsplash
Na Turquia os mais velhos não gostam de mascar chiclete durante a noite, porque (por algum motivo) você estaria mascando o mesmo que carne podre, ou pior, você viraria a carne podre.

Foto de engin akyurt na Unsplash
Na Rússia não é um bom sinal receber um buque com número ímpar de flores, isso porque esses buques são mais usados em enterros. Se você for presentear alguém deve sempre usar números pares de flores.

Foto de engin akyurt na Unsplash
Os sul-coreanos são muitos fãs do mito "Fan Death" que diz que se você deixar um ventilador ligado em um quarto fechado você vai morrer. Mesmo sem nenhuma prova a superstição ficou muito popular e hoje é uma espécie de lenda urbana.

Foto de Niccolò Chiamori na Unsplash
Os italianos são muito supersticiosos, e segundo eles se você nadar depois de comer você vai morrer. Alguns deles até mesmo evitam tomar banho depois de comer.

Foto de Saradasish Pradhan na Unsplash
Os indianos tem o costume de realizar um jogo em seus casamentos onde o anel de noivado é jogado em um recipiente com leite e os noivos tem de encontra-lo. Segundo a tradição, quem encontrar o anel primeiro vai ser o "chefe" do casamento.

Domínio público via Wikimedia Commons
Em Belarus (Bielorrússia) durante o ano-novo as mulheres mais supersticiosas participam de um jogo para ver quem vai se casar no próximo ano, para isso elas fazem uma pilha de milho em frente a cada jovem e soltam um galo para que ele escolha uma das pilhas, a dona da pilha que ele escolher se casará.

Foto de Elina Emurlaeva na Unsplash
De acordo com o livro The Encyclopedia of Superstitions, na antiga Grã-Bretanha mulheres carregavam bolotas em seus bolsos para ficarem com aparência jovem por mais tempo. O mito vem do fato de que o carvalho pode viver por mais de 200 anos, e seu fruto teria o poder de passar sua longevidade para outros.

Foto de Aaron Lee na Unsplash
A Malásia é outro lugar cheio de superstições, como por exemplo: se você sentar ou pisar em um livro você vai ficar burro, crianças que brincam durante o maghrib (reza muçulmana) são sequestradas por fantasmas, e dar um relógio de presente para alguém é sinal de má fé, porque o relógio representaria o tempo restante até aquela pessoa morrer.

Foto de engin akyurt na Unsplash
No Japão eles tem o hábito de esconder seus polegares quando passam perto de cemitérios. Isso porque a palavra polegar em japonês pode ser traduzida como "dedo dos pais", então se você não os esconder, seus pais é quem vão pagar o preço por incomodar os mortos.

Foto de Marek Studzinski na Unsplash
Na Rússia é sinal de boa-sorte quando um pássaro resolve usar você ou sua casa como banheiro, alguns até dizem que isso atrai riqueza.

Foto de Pedro Chosco na Unsplash
Na Argentina pronunciar o nome do ex-presidente Carlos Menem em voz alta atrai azar, as pessoas que estão por perto normalmente batem na madeira para se proteger do azar. Na verdade o próprio presidente também achava que ele atraia má sorte, isso devido ao fato de seus aliados terem morrido em acidentes e ele ter sido o presidente durante uma crise econômica no país.
Mas foi na Copa do Mundo de 1990 que as coisas começaram a ficar pior. Menem compareceu ao jogo em Milão e tentou (sem sucesso) apertar a mão do goleiro Nery Pumpido; em vez disso, Menem deu um tapinha no joelho do jogador. Logo depois, Pumpido quebrou a rótula do joelho (patela), debilitando-o pelo resto do jogo.

Foto de Karl Callwood na Unsplash
Na Dinamarca é costume guardar pratos, copos e xícaras quebradas e jogar eles nas casas dos amigos no Ano-Novo, quanto mais cacos mais fortuna você atrai.

Foto de chris robert na Unsplash
Na Tailândia as pessoas costumam ter mini-casas como enfeites de jardim e de escritórios, elas são conhecidas como "Casa dos Espíritos". 
Segundo a superstição local os espíritos passam a viver nessas casinhas e não nas casas e prédios de verdade.

Foto de Emmanuel Ikwuegbu na Unsplash
Na Nigéria os locais acreditam que um eclipse é a fúria de Deus com uma nação pecadora, a superstição é tão forte que já causou guerras entre cristãos e muçulmanos. Em 2006 o governo foi obrigado a lançar uma campanha de educação sobre eclipses para tentar acalmar as guerras.

Se você curtiu a matéria curta também nossa página no Facebook e encontre diversas matérias interessantes. Basta clicar aqui e curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário