29 de julho de 2017

De onde vem o nome dos furacões?

Furacão Isabel, Furacão Hugo, Furacão Matthew, Furacão Ivan, são tantos nomes que as pessoas acabam se confundindo, mas você já se perguntou de onde esse nomes vieram, ou por que eles existem? 
Muitos desastres naturais recebem nomes, mas com certeza os mais famosos são os ciclones e furacões, e o motivo para nomeá-los era simplesmente para que as pessoas parassem de se confundir. Por exemplo, se uma pessoa anunciasse no rádio que uma tempestade estava chegando e depois outra pessoa falasse de outra tempestade as pessoas poderiam se confundir e pensar que se tratava do mesmo fenômeno, por isso furacões devem ser nomeados, e antigamente, lá pelos anos de 1800, eles recebiam o nome do Santo do dia em que eles aconteciam, esse foi o caso por exemplo do Furacão Santa Ana e também do Furacão São Felipe.
Mas foi o meteorologista australiano Clement Wragge, que popularizou o uso de nomes femininos para tempestades, assim era mais fácil distinguir uma da outra. Em 1978 essa prática acabou e nomes masculinos também foram usados para nomear os fenômenos.

Foto de NASA na Unsplash
Mas quem são as pessoas homenageadas pelos meteorologistas? Na verdade ninguém, os nomes são completamente aleatórios. Todo ano ocorrem furacões, por isso eles começaram a nomear todos eles em ordem alfabética, excluindo as letras Q, U, X, Y e Z porque há poucas opções de nomes com essas iniciais. 

Image courtesy of Mike Trenchard, Earth Sciences & Image Analysis Laboratory, NASA Johnson Space Center., Domínio público, via Wikimedia Commons
O primeiro furacão do ano recebe um nome com a letra A, o segundo com B e assim por diante. E se aquele ano tiver mais de 21 furacões (o que é bem raro) eles são batizados com o alfabeto grego Alpha, Beta, Gamma, Delta e assim por diante.
A lista com os nomes são feitas pelo comitê responsável por monitorar as águas do Caribe, golfo do México e norte do Atlântico, que é de onde saem os furacões que atingem os Estados Unidos e que acabam virando notícia no mundo inteiro. Para ter certeza que a lista é justa, eles alternam entre nomes masculinos e femininos.
Os nomes podem ser reutilizados, exceto se o furacão fizer muito estrago e ficar famoso mundialmente, como foi o caso do Furacão Katrina de 2005. Na verdade pode acontecer de até 3 furacões acontecerem no mesmo período, e muitos deles não são tão fortes assim, por isso nem todos eles ficam famosos na mídia.
Abaixo você confere uma lista de alguns nomes que já foram banidos junto com os anos em que eles foram banidos:

NATIONAL HURRICANE CENTER, Domínio público
Por incrível que pareça os nomes dos furacões são escolhidos antes dos furacões aparecerem, na lista abaixo você pode ver alguns dos nomes que já foram usados nos anos passados (a lista completa seria muita grande então ela raramente é usada).

Todas as imagens acima foram licenciadas pela Wikipédia, via CC BY-SA 4.0

Mais uma vez lembrando que você não ouviu falar da metade desses nome porque é muito improvável que todas eles causem destruição suficiente para ficarem famosos. Você até mesmo já pode conferir a lista até o ano de 2029 nessa outra tabela feita pelo NHC (National Hurricane Center ou Centro Nacional de Furacões).

NATIONAL HURRICANE CENTER, Domínio público

Agora você já sabe de onde vem o nome dos furacões que você vê na televisão. Se você curtiu a matéria curta também o nosso Facebook: Real World Fatos e encontre mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário