Todos nós temos pelo menos uma caneca em casa, seja ela estampada com flores ou com a nossa frase favorita... todos nós também já compramos pelo menos uma vez na vida uma caneca para presente para aquela pessoa que amamos tanto. Porém, ao fazer isso, você chegou a pensar em quem criou esse objeto tão essencial? Venha descobrir com a gente!
![]() |
Editor at Large, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons |
Tudo começou milênios atrás com a criação do chá. Ele surgiu no oriente e neste período era servido em potes redondos e não possuía alças. Esse design, no fim, acabava sendo útil já que ao pegar o recipiente, a pessoa já sabia que a bebida estava quente demais ou se já estava em uma boa temperatura para beber.
Com o tempo o chá foi se popularizando pelo mundo, chegando até os europeus e sendo consumido apenas pelos mais nobres, até porque era extremamente caro já que vinha diretamente da China junto com peças de louça. Nesse período surgiram copos de prata onde o chá era servido, o que não era lá muito inteligente já que o metal aquecia rapidamente e queimava os dedos e a boca de quem estava bebendo o líquido quente.
![]() |
Science History Institute, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Foi diante deste problema que o arquiteto inglês Robert Adam decidiu tomar uma atitude. Ele se uniu ao seu amigo Josiah Wedgwood que era um conhecido ceramista e apresentou uma ideia ousada: Que tal colocar uma alça para segurar o copo? Foi assim que nasceu em 1750 a primeira caneca! Wedgwood se especializou no produto e já em 1759 fundou uma fábrica que é referência até hoje na criação de peças de porcelana. Uma curiosidade interessante é que este homem tão visionário era ninguém menos do que avô materno do grande Charles Darwin! Incrível!
Essa é a história que sabemos, entretanto dizem alguns historiadores que muito, muito antes de Adam e Wedgwood povos gregos já haviam criado o formato com alça, além disso povos pré-colombianos também teriam criado tigelas com alças para beber seus líquidos, então seria ele realmente o criador?
Nenhum comentário:
Postar um comentário