No mundo da música vale de tudo, até utilizar o que já foi utilizado antes, e não estamos falando apenas de plágio, que é quando um artista usa a música de outros sem a permissão deles, mas também de samples, que é quando artistas usam partes da música de outros artistas de maneira completamente legalizada.
Foto de blocks na Unsplash |
Nessa série você vai ver exemplos interessantes de ambos os casos. Confira e se entretenha conosco mais uma vez!
"Toxic" foi um dos maiores sucessos da carreira de Britney Spears, e mesmo assim muitos de seus fãs nem sabem de onde a música realmente veio, e olha que ela veio de um lugar muito inesperado, Bollywood!
A música clássica da cantora usou samples da canção indiana "Tere Mere Beech Mein" cantada por Lata Mangeshkar e SP Balasubramaniam. A faixa de amor foi originalmente usada no filme "Ek Duuje Ke Liye (1981)", estrelado por Kamal Haasan e Rati Agnihotri.
A música clássica da cantora usou samples da canção indiana "Tere Mere Beech Mein" cantada por Lata Mangeshkar e SP Balasubramaniam. A faixa de amor foi originalmente usada no filme "Ek Duuje Ke Liye (1981)", estrelado por Kamal Haasan e Rati Agnihotri.
A música na verdade foi escrita para a cantora Janet Jackson, mas foi inicialmente oferecida a também cantora Kylie Minogue, que recusou a música, que foi então finalmente dada para Spears gravar.
A música foi produzida principalmente por Kanye e inicialmente deveria ser dada ao rapper Rhymefest, até que Kanye ouviu a música e quis usar a batida ele mesmo.
Originalmente a cantora achou a batida muito retrô, e ela deu apenas duas horas para Harrison escrever a letra enquanto ela saia para passear, mas no fim aceitou gravar a canção.
A versão original da faixa foi incluída no álbum póstumo da cantora Lioness: Hidden Treasures (2011). E a música também fez parte do documentário baseado na vida e morte de Winehouse, Amy (2015).
Rock disse depois que ele não tem ressentimentos sobre como "Juicy" surgiu, mas que gostaria de ter recebido o devido crédito. No fim ele lançou uma nova versão da música chamada "Juicy Original (Pete Rock Version)".
O problema é que em maio de 2009, Yusuf Islam afirmou que a música do Coldplay também era muito semelhante à sua canção "Foreigner Suite", gravada com seu antigo nome artístico, Cat Stevens. Mas ele não chegou a processar a banda.
Petty e seus advogados alegaram que Smith copiou conscientemente elementos de "I Won't Back Down" para atrair os fãs do roqueiro. O caso acabou sendo resolvido fora do tribunal, com Smith escrevendo uma carta de desculpas a Petty, e pagando a ele uma quantia não especificada para largar o processo.
Se você gostou dessa matéria e quer ver ainda mais coisas interessantes basta clicar aqui e visitar nossa página oficial. Obrigado pelo seu tempo e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário