11 de dezembro de 2023

Curiosidades sobre quadrinhos que você não sabia #4

Histórias em quadrinhos como as conhecemos hoje existem desde os anos 30, e você pode apostar que tem muita coisa curiosa pra ver sobre elas, então pare de perder tempo e leia logo mais uma parte de nossa série sobre curiosidades de HQ's que você não conhecia.

Por mais bizarro que pareça o Superman costumava ter uma máquina que transformava pessoas brancas em negras na sua Fortaleza da Solidão, ele usou ela para que Lois Lane pudesse sentir na pele como era ser uma mulher negra nos Estados Unidos dos anos 70, mas isso apenas após ela falhar em conseguir fazer um artigo sobre o bairro conhecido como "Little Africa" de Metrópolis porque nenhum negro queria falar com ela.

Cover art by Paul Gustavson, Domínio público, via Wikimedia Commons
Do Gavião Arqueiro até o Arqueiro Verde, hoje super-heróis que usam arcos e flechas estão sendo tão usados que muitos consideram eles um clichê, mas quem inventou essa moda? Pelo que sabemos o primeiro herói a usar essas armas foi o The Arrow (A Flecha) em 1938, que também foi o primeiro super-herói publicado pela Centaur Publications.
O arqueiro é na verdade Ralph Payne, um agente da inteligência militar que usa suas habilidades de arco e flecha para combater o crime. Mas não é só isso, ele também usa sua arma para entregar mensagens via flechas, tanto para bandidos quanto para policiais, e usa seu arco para matar os malfeitores.

Kyle Cassidy, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O clássico Sandman de Neil Gaiman ganhou uma história especial em 1999 chamada The Sandman: The Dream Hunters, ela contava a história de uma raposa mágica que se apaixonava por um monge budista no Japão antigo.
Gaiman disse no fim da revista que a história era uma adaptação de um antigo conto japonês, extraído dos antigos contos de fadas japoneses de Y. T. Ozaki e refeito para se encaixar no mundo de The Sandman. O que ele não esperava é que vários estudiosos fossem querer ter uma palavrinha com ele sobre esse conto em específico não ser encontrado em lugar nenhum, Gaiman então teve de admitir que ele tinha inventado a história toda sobre o conto antigo, pedindo desculpas aos fãs.

Foto de Eduardo Gorghetto na Unsplash
Todo mundo sabe que o Superman não mata seus inimigos, mas isso nem sempre foi verdade, assim como já vimos em outra parte dessa série com o Batman, o Superman também já matou no começo de sua carreira, como por exemplo em Justice League of America #9, onde ele destrói um alienígena feito de diamante e depois ainda faz um trocadilho com a morte dele enquanto dá risada.

Iphonedon890, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Hoje em dia a Liga da Justiça descobre eventos catastróficos que precisam de sua atenção e crimes em geral usando computadores, internet, satélites e coisas do tipo, mas como eles faziam isso na sua época de criação lá nos anos 60, antes dessas coisas sequer serem inventadas? Simples, eles ouviam o rádio juntos.

Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
E já que estamos falando da Liga, saiba que ela conseguiu passar 23 anos sem ter um membro negro. Enquanto os Vingadores introduziram o Pantera Negra como membro oficial do grupo em 1968, a Liga só introduziu seu primeiro membro negro em 1984, quando o escritor Gerry Conway introduziu a chamada "Detroit League", que continha a membra negra Vixen.
A ideia era boa, mas a execução não foi, apenas 3 anos depois a série já havia chegado ao seu fim prematuro.

Foto de Alicia Quan na Unsplash
A Marvel quis inventar um local fictício para seu novo personagem Pantera Negra poder reinar, assim nasceu Wakanda em 1966, mas embora inventar um país seja fácil, inventar uma língua inteira não é, por isso nativos de Wakanda costumam falar uma mistura de três línguas africanas diferentes, são elas Hausa, Yoruba e Swahili.
Outra curiosidade sobre a nação fictícia é que a Marvel não conseguiu pensar em nada muito inovador na hora de nomear a moeda corrente do país, então eles usam Dólares de Wakanda como dinheiro.

Fred Cherrygarden, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Stan Lee pode não ter criado o Capitão América, essa honra pertence a Jack Kirby e Joe Simon, mas Lee fez uma grande contribuição ao personagem que dura até hoje, seu escudo redondo que pode ser jogado como uma arma. Foi Lee quem resolveu dar ao herói um escudo redondo para substituir seu escudo triangular dos anos 40, a coisa deu tão certo que até hoje o Capitão usa o redondo.

O herói Web-Weaver é a primeira versão do Homem-Aranha oficialmente gay. Concebido pelo quadrinista Steve Foxe o personagem apareceu pela primeira vez na revista Edge of Spider-Verse.

ABC Television, Domínio público, via Wikimedia Commons
Os criadores do Batman, Bob Kane e Bill Finger, apresentaram Robin the Boy Wonder em Detective Comics #38 (1940). O nome "Robin" e o visual do personagem foram inspirados pelo personagem Robin Hood. O desenhista Jerry Robinson disse que ele criou o nome Robin "porque as aventuras de Robin Hood eram minhas favoritas da infância. Ganhei um livro de Robin Hood ilustrado por N. C. Wyeth... e foi isso que rapidamente esbocei quando sugeri o nome Robin Hood, que eles pareciam gostar, e então mostrei a eles a fantasia. E se você olhar, é a fantasia de Wyeth, de minha memória, porque eu não tinha o livro para olhar."

Acredite ou não a Marvel tinha um Capitão Brasil, ou melhor, uma Capitã Brasil. Ela foi criada em 2009 para uma série de bonecos da Hasbro que também tinham uma série de televisão. Seu único poder era o Sonic Samba, um tipo de dança que termina em um ataque sônico.

Brendan_linden, CC0, via Wikimedia Commons
O personagem Wesley Gibson da revista em quadrinhos Wanted foi claramente baseado no rapper Eminem, por isso quando foi anunciado que um filme seria feito a partir da revista ninguém se surpreendeu quando os responsáveis anunciaram que Eminem faria parte dele, eles só se esqueceram de perguntar se o rapper queria o papel.
No fim foi o empresário de Eminem, Paul Rosenberg, que detonou o filme por anunciar que Eminem faria parte dele sem nem perguntarem se ele queria estar envolvido. O papel acabou indo para o ator 
James McAvoy.

Bibliothèque nationale de France, Domínio público via Wikimedia Commons
Acredita-se que a primeira revista em quadrinhos a ser publicada nos EUA foi a adaptação da revista francesa Histoire de M. Vieux Bois, chamada nos Estados Unidos de The Adventures of Mr. Obadiah Oldbuck. Ela foi publicada em 1842 e contava a história de um homem que se apaixona por uma mulher e desafia o outro pretendente dela para um duelo.

Marvel Television / ABC Studios, Domínio público, via Wikimedia Commons
A famosa organização S.H.I.E.L.D. da Marvel foi inspirada por uma série de televisão dos anos 60 chamada The Man from U.N.C.L.E. Segundo Stan Lee:
"Aqui estava um programa de televisão muito popular chamado The Man from U.N.C.L.E., uma espécie de coisa do tipo James Bond. E pensei, só por diversão, vou trazer o Sgt. Fury de volta. Mas agora, anos depois, vou torná-lo coronel, e vou torná-lo chefe de uma unidade como a U.N.C.L.E., uma unidade militar secreta. Então tive que pensar em um nome, e adoro nomes, então pensei no nome S.H.I.E.L.D."

Carl Burgos, Domínio público, via Wikimedia Commons
No início dos anos 70, o escritor Steve Englehart e o artista Jim Starlin abordaram a DC Comics para adaptar a série de televisão Kung Fu em uma história em quadrinhos, já que a empresa-mãe da DC, a Warner Communications, era quem detinha os direitos da série. A DC Comics, no entanto, não estava nem um pouco interessada nisso, acreditando que a popularidade do programa e do gênero de artes marciais iria desaparecer rapidamente. A dupla então abordou a Marvel Comics com a ideia de criar uma história em quadrinhos original focada em kung fu. O editor-chefe Roy Thomas concordou, mas apenas se eles incluíssem o vilão Dr. Fu Manchu, já que a Marvel já havia adquirido os direitos dos quadrinhos do personagem, e também que eles fizessem seu protagonista meio branco, já que eles tinham medo que uma revista sobre um herói asiático não fosse vender. Assim nasceu Shang Chi, o Mestre do Kung Fu.
Outra curiosidade sobre o personagem é que originalmente ele era filho do personagem Fu Manchu, pelo menos até a Marvel perder os direitos do personagem e ter de parar de usar esse nome.

E é isso, se você gostou que tal compartilhar a matéria e visitar nossa página oficial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário