Videogames já se tornaram parte da vida de muita gente, mas é sempre divertido descobrir coisas novas sobre eles, e nessa série você vai descobrir muitas coisas novas. Confira mais algumas das melhores curiosidades do mundo dos games que você não sabia!
![]() |
Gamelab Congreso Videojuegos, PDM-owner, Domínio público via Wikimedia Commons |
Jogos demoram demais para serem feitos, de 4 a 10 anos dependendo do título, e toda essa demora é o motivo para a nova saga God of War não ser uma trilogia. Segundo o diretor e escritor Cory Barlog:
"Acho que uma das razões mais importantes é que o primeiro jogo levou cinco anos, o segundo jogo, não sei quanto tempo vai demorar, mas vou apenas imaginar que vai demorar quase um tempo semelhante, certo, e então, se você pensar, uau, um terceiro na mesma [quantidade de tempo], estamos falando como um período de quase 15 anos de uma única história e eu sinto que isso é muito esticado."
"Acho que uma das razões mais importantes é que o primeiro jogo levou cinco anos, o segundo jogo, não sei quanto tempo vai demorar, mas vou apenas imaginar que vai demorar quase um tempo semelhante, certo, e então, se você pensar, uau, um terceiro na mesma [quantidade de tempo], estamos falando como um período de quase 15 anos de uma única história e eu sinto que isso é muito esticado."
Ainda em Ragnarok, segundo o artbook oficial do game, o motivo para Thor ter seus cabelos ruivos é que um grupo de pessoas foi visitar o estúdio onde o jogo foi feito e pediram para eles respeitarem as lendas nórdicas originais, que dizem que Thor é ruivo, e não loiro. O estúdio acatou o pedido.
Um dos Pokémons mais raros dos games Pokémon Red, Blue, and Yellow é o chamado MissingNo., isso porque ele não é um Pokémon, mas sim um erro do jogo.
Embora a Nintendo tenha tentado avisar que encontrar o "Pokémon super-raro" poderia danificar a memória do jogo os jogadores faziam de tudo para "capturar" ele, já que encontrar o MissingNo. não causa apenas anomalias gráficas, ele também muda a jogabilidade aumentando o número de itens na sexta entrada do inventário do jogador em 128. Esse efeito benéfico resultou na cobertura do erro em vários guias de estratégia e revistas de jogos.
Embora a Nintendo tenha tentado avisar que encontrar o "Pokémon super-raro" poderia danificar a memória do jogo os jogadores faziam de tudo para "capturar" ele, já que encontrar o MissingNo. não causa apenas anomalias gráficas, ele também muda a jogabilidade aumentando o número de itens na sexta entrada do inventário do jogador em 128. Esse efeito benéfico resultou na cobertura do erro em vários guias de estratégia e revistas de jogos.
Como resultado de tudo isso a aparição do MissingNo. se tornou uma das falhas de videogame mais famosas do mundo. Os fãs tentaram racionalizar e incorporar MissingNo. como parte do cânone dos jogos como um personagem real, e os sociólogos até mesmo estudaram seu impacto nos jogadores e na cultura dos jogos como um todo.
![]() |
Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Minecraft é um dos jogos mais populares entre crianças, mas seu criador, Markus "Notch" Persson, foi considerado não adequado para crianças após fazer comentários preconceituosos no Twitter, como resultado seu nome e referências a ele foram completamente apagadas do jogo.
Embora Mega Man hoje seja lembrado como um clássico do mundo dos games ele na verdade foi um fracasso fora do Japão na sua época de lançamento, isso porque sua versão americana foi feita as pressas e teve quase nenhum marketing, isso sem contar sua imagem de capa, que não tinha nada a ver com o jogo.
Outro clássico do mundo dos jogos é Contra, mas você sabia que os personagens são na verdade robôs na versão europeia do game? Por lá ele se chama Probotector e mostra robôs matando outros robôs, assim eles burlavam as censuras sobre violência da época.
![]() |
Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
The Last Express é um jogo eletrônico de aventura. O game foi projetado por Jordan Mechner e publicado pela Broderbund em 1997 para PC. Jordan é o criador do famoso jogo Prince of Persia e depois de 5 anos em desenvolvimento esse jogo custou cerca de US$ 6 milhões para ser feito, por isso ele tinha tudo para ser um sucesso, mas as coisas não foram nessa direção.
No fim o jogo recebeu ótimas criticas sobre seus gráficos realistas e por ser diferente de tudo na época, incluindo ter personagens inteligentes e bem escritos, uma história não linear e como os eventos do jogo eram conduzidos em tempo real. Mas mesmo com tudo isso ele simplesmente não vendeu o suficiente, isso porque aconteceu algo que ninguém esperava, a equipe inteira de marketing do estúdio Broderbund pediu demissão por motivos não relacionados ao jogo, como resultado o game não foi promovido e ninguém nem sabia que ele tinha sido lançado.
No fim o jogo recebeu ótimas criticas sobre seus gráficos realistas e por ser diferente de tudo na época, incluindo ter personagens inteligentes e bem escritos, uma história não linear e como os eventos do jogo eram conduzidos em tempo real. Mas mesmo com tudo isso ele simplesmente não vendeu o suficiente, isso porque aconteceu algo que ninguém esperava, a equipe inteira de marketing do estúdio Broderbund pediu demissão por motivos não relacionados ao jogo, como resultado o game não foi promovido e ninguém nem sabia que ele tinha sido lançado.
Quando Marvel vs. Capcom: Infinite foi anunciado os fãs logo perceberam que alguns personagens não foram muito bem feitos, incluindo a famosa Chun-Li de Street Fighter e o Dante de Devil May Cry. A Capcom projetou que o jogo venderia dois milhões de unidades até 31 de dezembro de 2017, mas devido as críticas ele vendou apenas metade disso. Até hoje a Capcom evita falar do jogo em eventos públicos devido ao seu fracasso.
O jogo Portal 2 teria uma inteligência artificial inspirada por Morgan Freeman, mas no fim ela foi cortada do jogo. Segundo seu escritor Erik Wolpaw:
"Antes do produto final que era o Portal 2, íamos fazer uma esfera de Morgan Freeman. Essa esfera era o cara mais sábio em seu pequeno espaço de 10x10, mas ele não sabia nada sobre o mundo exterior. Tudo isso mudou um dia, quando uma cobaia apareceu e mostrou a ele tudo o que ele nunca imaginou."
"Antes do produto final que era o Portal 2, íamos fazer uma esfera de Morgan Freeman. Essa esfera era o cara mais sábio em seu pequeno espaço de 10x10, mas ele não sabia nada sobre o mundo exterior. Tudo isso mudou um dia, quando uma cobaia apareceu e mostrou a ele tudo o que ele nunca imaginou."
Em Half-Life se um jogador matar um personagem humano tem uma chance do crânio desse personagem voar em direção a câmera independente da distância e ângulo, isso foi feito de propósito para assustar os jogadores.
![]() |
Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Se você achou o jogo Mass Effect 2 muito difícil você pode culpar a designer Christina Norman por isso. Dias antes do jogo ser finalizado ela simplesmente aumentou o dano dos inimigos e a saúde deles em 20%, e ela fez isso sem dizer nada pro resto do time de desenvolvimento, ela só "confessou" seu crime 6 anos depois, quando o jogo já era um sucesso estrondoso.
![]() |
Eoder, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Originalmente os piratas especiais de Metroid Prime iriam se comunicar em russo, mas com as sílabas de cada palavra invertidas para parecer mais "espacial", mas ficou parecendo que eles eram mafiosos russos, então seus sons foram substituídos por sons de pitbulls, mas testadores acharam isso idiota demais. No fim os piratas passaram a falar a língua africana Yoruba com as sílabas trocadas.
Six Days in Fallujah seria mais um jogo de tiro, mas seu diferencial é que ele seria baseado em fatos reais, mais precisamente na Segunda Batalha de Fallujah, considerada a maior e mais sangrenta batalha da Guerra do Iraque. Depois que o game foi anunciado, porém, vários membros de grupos anti-guerra e familiares de soldados mortos ao redor do globo começaram a criticar o jogo, o que levou a Konami a desistir de distribuir ele.
O curioso mesmo é que quem queria que o game saísse eram os próprios soldados, com vários deles até mesmo trabalhando como consultores no jogo, mas aparentemente ninguém queria ouvir o que eles tinham a dizer sobre a confusão toda.
O jogo foi "cancelado" pela primeira vez em 2009, mas foi anunciado que uma nova versão dele seria lançada em 2023 agora que a controvérsia diminuiu.
O curioso mesmo é que quem queria que o game saísse eram os próprios soldados, com vários deles até mesmo trabalhando como consultores no jogo, mas aparentemente ninguém queria ouvir o que eles tinham a dizer sobre a confusão toda.
O jogo foi "cancelado" pela primeira vez em 2009, mas foi anunciado que uma nova versão dele seria lançada em 2023 agora que a controvérsia diminuiu.
Fight Club (Clube da Luta) é um clássico do mundo dos filmes, mas você sabia que ele também ganhou um jogo em 2004? No jogo, os jogadores jogam como um dos mais de 10 personagens originais do filme e do livro, incluindo Tyler Durden e Bob Paulson. O jogo também tem um modo que mostra raios-X do personagem para mostrar ossos sendo quebrados, similar ao Mortal Kombat moderno.
O jogo foi criticado principalmente pelos fãs do romance e do filme como uma tentativa de usar o sucesso da história para ganhos comerciais fáceis, e foi criticado universalmente pelos críticos de games por ser apenas um jogo ruim.
Como você já deve saber jogos baseados em filmes costumam ser ruins, mas que tal um jogo baseado em um filme do diretor que é conhecido por fazer filmes ruins baseados em jogos? Claro que estamos falando de Tunnel Rats: 1968, um jogo de tiro em primeira pessoa baseado no filme Tunnel Rats do diretor Uwe Boll, que dirigiu obras como Alone in the Dark (considerado um dos piores filmes do mundo), Far Cry e Postal.
O game foi considerado até mesmo pior do que o filme, com vários bugs, história ruim e o fato de você recuperar vida cortando orelhas de personagens vietnamitas. O interessante é que o filme também já havia sido um fracasso, tendo custado 8 milhões para ser feito e tendo lucrado apenas 32 mil em bilheterias, então ninguém entendeu por que eles quiseram fazer um jogo baseado nele.
O game foi considerado até mesmo pior do que o filme, com vários bugs, história ruim e o fato de você recuperar vida cortando orelhas de personagens vietnamitas. O interessante é que o filme também já havia sido um fracasso, tendo custado 8 milhões para ser feito e tendo lucrado apenas 32 mil em bilheterias, então ninguém entendeu por que eles quiseram fazer um jogo baseado nele.
![]() |
Jeff Hitchcock via Flickr, CC BY 2.0 |
E já que estamos falando de Uwe Boll, o cara é tão ruim em adaptar jogos para filmes que, quando rumores de que ele dirigiria o primeiro filme da saga Metal Gear Solid apareceram online, o próprio criador da saga, Hideo Kojima, disse: "É impossível que nós faríamos um filme com ele."
Boll também fez uma oferta para dirigir o filme Warcraft de 2016, mas foi rejeitado pelos proprietários da franquia, a Blizzard Entertainment, que disseram: "Não venderemos os direitos do filme, não para você... especialmente não para você."
O cara até mesmo ganhou o Prêmio Framboesa de Ouro de 2009 para Pior Realização de Carreira.
Se você quer ver mais curiosidades interessantes agora mesmo que tal visitar nossa página oficial e seguir ela? Não custa nada e você vai se divertir todos os dias com a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário