League of Legends é um dos jogos online mais populares do mundo, sendo amado (e odiado) por centenas de milhões de jogadores. Hoje nós vamos dar uma olhadinha em algumas curiosidades e fatos sobre ele que você provavelmente nem sabia. Vamos lá!
League of Legends na verdade começou como um sucessor espiritual do game de 2003 Defense of the Ancients (também chamado de DotA), que na verdade era um mod para o videogame Warcraft III: Reign of Chaos (2002) e sua expansão, The Frozen Throne.
O objetivo do mod é que cada equipe destrua o chamado "Ancient" de seus oponentes, uma estrutura fortemente guardada no canto oposto do mapa. Os jogadores usam unidades poderosas conhecidas como "heróis" e são auxiliados por companheiros de equipe aliados e lutadores controlados pela IA. Eles ainda aumentam o nível de seus heróis e usam ouro para comprar equipamentos durante a batalha.
O objetivo do mod é que cada equipe destrua o chamado "Ancient" de seus oponentes, uma estrutura fortemente guardada no canto oposto do mapa. Os jogadores usam unidades poderosas conhecidas como "heróis" e são auxiliados por companheiros de equipe aliados e lutadores controlados pela IA. Eles ainda aumentam o nível de seus heróis e usam ouro para comprar equipamentos durante a batalha.
![]() |
| Coolcaesar, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons |
Na verdade League of Legends é tão inspirado em DotA que, antes da Riot Games começar a produzir o jogo, seus fundadores Brandon Beck e Marc Merrill realizaram um torneio de DotA para estudantes da University of Southern California, com o objetivo de recrutar os jogadores.
Beck e Merill ainda recrutaram duas pessoas envolvidas diretamente com DotA: Steve Feak, um de seus designers, e Steve Mescon, que administrava um site de suporte para ajudar os jogadores.
| Amazingloong, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Uma demo de League of Legends foi rapidamente construída no motor de jogo de Warcraft III, eles levaram apenas quatro meses para modificar o game.
A demo (chamada de Onslaught) foi então levada para a Game Developers Conference de 2007. Mas, provavelmente por ser uma "cópia", nenhum investidor se interessou pelo jogo. Para piorar as empresas de publicação ficaram confusas com o modelo de negócios do jogo, que seria dado de graça, e com a falta de um modo solo. Mas em 2008, a Riot chegou a um acordo com a gigante Tencent para supervisionar o lançamento do jogo na China.
A demo (chamada de Onslaught) foi então levada para a Game Developers Conference de 2007. Mas, provavelmente por ser uma "cópia", nenhum investidor se interessou pelo jogo. Para piorar as empresas de publicação ficaram confusas com o modelo de negócios do jogo, que seria dado de graça, e com a falta de um modo solo. Mas em 2008, a Riot chegou a um acordo com a gigante Tencent para supervisionar o lançamento do jogo na China.
| Foto de Tariq Mahmud Naim na Unsplash |
Mas por que ele se chamava Onslaught (que é uma gíria para "ataque violento" em inglês)? Porque ele na verdade era um jogo mais metal. Segundo seu criador Marc Merrill em uma entrevista a Polygon:
"Era terrível", disse Merrill sobre o primeiro nome. "Tínhamos uma faixa [de música] de metal. Os minions eram como pequenos mortos-vivos na época. Passamos por muitas iterações e foi simplesmente ruim."
"Era terrível", disse Merrill sobre o primeiro nome. "Tínhamos uma faixa [de música] de metal. Os minions eram como pequenos mortos-vivos na época. Passamos por muitas iterações e foi simplesmente ruim."
Depois disso eles decidiram que o game se chamaria League of Legends: Clash of Fates, isso porque a Riot Games planejava usar o segundo nome para anunciar quando conteúdo novo estivesse disponível, mas os empregados da empresa acharam isso idiota e retiraram ele, deixando apenas League of Legends.
| Foto de Igor Rodrigues na Unsplash |
Originalmente o jogo só tinha 17 personagens jogáveis: Alistar, Annie, Ashe, Fiddlesticks, Jax, Kayle, Master Yi, Morgana, Nunu, Ryze, Sion, Sivir, Soraka, Teemo, Tristana, Twisted Fate, e Warwick. Hoje em dia eles tem mais de 165 personagens jogáveis.
A equipe de desenvolvimento de League of Legends inclui centenas de designers e artistas. Em 2016, a equipe musical do game contava com quatro compositores em tempo integral.
![]() |
| LTA Español, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
Hoje, como você já deve saber, League of Legends, também chamado de LoL, é um sucesso enorme, são cerca de 150 milhões de jogadores ativos mensais, em 2022 eles chegaram a incríveis 180 milhões de jogadores ativos mensais.
Além disso League of Legends é o maior eSport (esporte eletrônico) do mundo, com um cenário competitivo internacional composto por diversas ligas regionais que competem em um Campeonato Mundial anual de League of Legends.
O evento de 2019 registrou mais de 100 milhões de espectadores únicos, atingindo um pico de audiência simultânea de 44 milhões durante as finais. Eventos nacionais e internacionais foram transmitidos em sites de transmissão ao vivo como Twitch, YouTube, Bilibili e também no canal esportivo de televisão a cabo ESPN.
O evento de 2019 registrou mais de 100 milhões de espectadores únicos, atingindo um pico de audiência simultânea de 44 milhões durante as finais. Eventos nacionais e internacionais foram transmitidos em sites de transmissão ao vivo como Twitch, YouTube, Bilibili e também no canal esportivo de televisão a cabo ESPN.
![]() |
| Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Mas claro que nem todo mundo desses milhões de jogadores se comportam online. A base de jogadores de League of Legends tem uma reputação de longa data de serem "perdedores" e "tóxicos", tendo um comportamento negativo e abusivo dentro do jogo, com uma pesquisa da Liga Anti-Difamação indicando que 76% dos jogadores já experimentaram assédio no game.
Para remediar isso a Riot Games deixava jogadores que tivessem um certo critério participarem de um "tribunal" e julgarem se o jogador realmente estava sendo abusivo e deveria ser banido, mas isso não deu muito certo. Hoje em dia eles usam algoritmos para monitorar os chats dos jogadores.
Para remediar isso a Riot Games deixava jogadores que tivessem um certo critério participarem de um "tribunal" e julgarem se o jogador realmente estava sendo abusivo e deveria ser banido, mas isso não deu muito certo. Hoje em dia eles usam algoritmos para monitorar os chats dos jogadores.
Se League of Legends é gratuito como eles não vão a falência? Bom, eles basicamente cobram pelas roupas dos personagens e também tem um sistema de loot boxes, "baús virtuais" compráveis com itens cosméticos aleatórios dentro deles. Isso gerou várias criticas aos desenvolvedores já que as loot boxes são muito similares a sistemas de apostas ilegais nos EUA.
Em agosto de 2019, eles anunciaram um sistema de conquistas que pode ser adquirido com Riot Points, mas no fim o sistema foi amplamente criticado pelos fãs pelo seu alto custo e inutilidade.
![]() |
| map, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Em 2014, o analista da Ubisoft, Teut Weidemann, disse que apenas cerca de 4% dos jogadores de LoL pagaram por cosméticos, um valor inferior ao padrão da indústria de 15 a 25%. Ele ainda argumentou que o jogo só era lucrativo por causa de sua grande base de jogadores.
![]() |
| Foto de Jp Valery na Unsplash |
E se você quiser todas as roupas do game é bom preparar o seu bolso, primeiro você precisa comprar todos os personagens, isso sozinho já custa 125.925 Riot Points ou US$ 751. Já as roupas, ou "skins" como elas são chamadas pelos jogadores, vão lhe custar em média 1,728,246 Riot Points ou US$ 9.683. E, claro, que esse preço vai aumentar com cada novo personagem que eles adicionarem no futuro.
![]() |
| Foto de Adam Nir na Unsplash |
Mas quanta grana LoL trás para a sua empresa? Bom, em 2017 o jogo teve uma receita de US$ 2,1 bilhões; em 2018, um valor inferior de US$ 1,4 bilhão ainda o posicionou como um dos jogos de maior lucro do ano. Em 2019, o número aumentou para US$ 1,5 bilhão e novamente para US$ 1,75 bilhão em 2020. Em 2022 esse valor cresceu para US$ 1,8 bilhão.
![]() |
| Bruce Liu, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Como já dissemos, em 2022 LoL tinha em média 180 milhões de jogadores, isso de acordo com o site especializado chamado League Feed. Um jogador em média gasta 832 horas em League of Legends, o que equivale a 34 dias de sua vida apenas jogando LoL. São mais de 150 bilhões de horas jogadas no total.
Não é nenhum segredo para os fãs que os personagens Tryndamere e Ryze, e o item Guinsoo’s Rageblade foram todos nomeados em homenagem ao apelido online dos três criadores originais de League of Legends: Marc 'Tryndamere' Merrill, Brandon 'Ryze' Beck e Steve 'Guinsoo' Feak respectivamente. Mas Ryan 'Morello' Scott, principal designer da empresa, também recebeu uma homenagem no item lendário Morellonomicon.
A personagem Ashe também é uma homenagem, ela recebeu o nome da esposa de Tryndamere, Ashley Merill.
O personagem Zilean foi nomeado em homenagem a Tom 'Zileas' Cadwell, diretor de design da Riot Games. Cadwell é formado em ciência da computação pelo MIT e ainda tem créditos na Blizzard em Warcraft III The Frozen Throne.
Já a espadachim Fiori é uma possível homenagem ao famoso mestre de esgrima italiano Fiore dei Liberi, que escrevia manuais de artes marciais. Seu manual Flor da Batalha (Fior di Battaglia, Flos Duellatorum) está entre os mais antigos manuais de esgrima sobreviventes.
A história de Singed compartilha algumas semelhanças com a do químico da vida real Fritz Haber. Haber, tal como Singed, foi um defensor descarado da guerra química que criou muitos gases mortais utilizados nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Existem também outras semelhanças nas implicações éticas do trabalho de ambos.
E o bufão Shaco recebeu seu nome da palavra inglesa para caos, "chaos". Seu nome então é um anagrama.
Outra curiosidade sobre o personagem é que a sua provocação "Why so serious?" (Por que tão sério?) é uma referência direta ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, sendo essa uma frase proferido pelo Coringa ao longo do filme.
Já Maokai é um anagrama de "I am oak", que pode ser traduzido como "eu sou carvalho".
O ataque da personagem Tristana, chamado de Buster Shot no original, é uma homenagem aos jogos do Megaman, que também tem uma arma chamada Buster Shot.
E a espada B. F. Sword é uma referência ao jogo clássico Doom, que tem uma arma chamada BFG 9000.
![]() |
| FlamingCow TV, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
E o item Total Biscuit of Everlasting Will recebeu o nome do youtuber John "TotalBiscuit" Bain. Mas o que ele fez pra merecer isso? Ele recrutou vários outros jogadores com o sistema Refer-A-Friend.
Mike Laygo, um animador sênior de League of Legends, afirmou que as animações do Aatrox foram inspiradas nos personagens Balrog e Sauron, o que faz sentido já que Laygo também já trabalhou nos jogos de O Senhor dos Anéis.
Já a personagem Jinx foi inspirada pelo Coringa, Gollum e pela atriz Helena Bonham Carter.
Antes de receber seu nome a personagem recebeu o codinome "Psycho Arsenal" e, segundo a ilustradora Katie De Sousa, a ideia era criar uma "vilã completamente insana que está além de qualquer tipo de reforma ou reabilitação".
Antes de receber seu nome a personagem recebeu o codinome "Psycho Arsenal" e, segundo a ilustradora Katie De Sousa, a ideia era criar uma "vilã completamente insana que está além de qualquer tipo de reforma ou reabilitação".
E já que estamos falando da Jinx, seus movimentos de dança parecem ter sido inspirados pelo personagem Jake do programa infantil Hora de Aventura.
Um animador sênior da Riot Games disse no Ask Riot que em seu design original a personagem Vi se chamava Ruby e ela andava de patins.
Como uma piada os desenvolvedoras fizeram com que se você alimentar um Poro com o personagem Braum, a pequena bola peluda vai crescer um bigode igual o do personagem.
![]() |
| Versão PNG original por Raizin, retrabalho em SVG por Sameboat. Traduzido para português por Lsn11., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O site Rift Walk possuía um recurso que permitia mapear as estatísticas dos jogadores de League of Legends ao longo do tempo. Em uma imagem feita com um total de 100.000 jogadores em 10.000 jogos eles descobriram algo interessante, os jogadores quase sempre fazem o mesmo caminho pelo mapa.
De acordo com o renomado comentarista de eSports Leigh Smith, os efeitos sonoros do personagem Zac foram "feitos com comida de cachorro e feijão dentro de uma camisinha batida contra a parede".
Quando o personagem Heimerdinger diz "42... há algo nesse número", ele está se referindo ao clássico romance de ficção científica de Douglas Adams "O Guia do Mochileiro das Galáxias". No livro o número 42 é a resposta definitiva para a vida, o universo e tudo mais.
E falando em falas, em homenagem a um paciente da organização sem fins lucrativos Make-A-Wish que visitou a Riot Games, o personagem Jax ocasionalmente diz: "Here’s to you, kid" ("Um brinde a você garoto!" em tradução livre) para homenagear sua memória. Jax era seu personagem favorito, e a Riot usou a skin Jaximus para arrecadar dinheiro para a Make-A-Wish.
Na época em que League of Legends se levava menos a sério, Leona, uma personagem que usava luz solar em todas as suas habilidades, causava 1 de dano a menos em todos os personagens que usavam óculos escuros.
Porém, quando o jogo ganhou popularidade e os esportes eletrônicos de League of Legends se tornaram uma realidade, a Riot Games removeu esse recurso, afirmando que era "uma vantagem injusta".
As skins Chrome Rammus, Explorer Ezreal, Foxfire Ahri e Safari Caitlyn referem-se todas a navegadores de internet.
E falando em roupas, a gigante da moda Louis Vuitton é uma das maiores parceiras de League of Legends. Eles ajudaram a projetar a linha de skins TRUE DAMAGE, onde usaram designs de sua própria marca para criar os trajes dos campeões de League of Legends.
A Louis Vuitton também criou a estante de troféus para o campeonato oficial de 2019. O evento se tornou um dos eventos de esportes eletrônicos mais extravagantes da história, com grandes patrocinadores e shows avançados de efeitos visuais.
Arcane, a série animada baseada em LoL, foi um dos maiores sucessos do mundo da animação, e não é para menos, a sua primeira temporada ficou em produção por 6 anos, e cada um de seus 9 episódios custou cerca de 10 milhões de dólares (mas que valeu a pena isso ninguém pode negar).
Real World Fatos tem uma página dedicada a nossas melhores matérias. Obrigado e até a próxima vez!









Nenhum comentário:
Postar um comentário