25 de março de 2016

Curiosidades sobre a Páscoa

Chegou a hora de você ler algumas curiosidades interessantes sobre a Páscoa, de sua criação até os dias modernos.

Foto de Homo studio na Unsplash
Páscoa vem do hebraico "Pessach" que significa passagem, isso porque ela comemora a passagem dos judeus pelo Mar Vermelho. Mas antes da Páscoa ter esse sentido (que foi instituído apenas em 1513 A.C), a data era utilizada pelos povos da bacia do mediterrâneo para sacrifícios aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.

Eduard Ade, Domínio público, via Wikimedia Commons
No hemisfério norte a Páscoa é comemorada no fim do inverno e inicio da primavera para celebrar a volta da vida. Seu nome em inglês "Easter" deriva de Eostre, a deusa anglo-saxã do amanhecer.

Drawn by Gustave Doré, engraved by J. Gauchard Brunier. Scanned by Michael Gäbler with Epson Perfection 4490 Photo., Domínio público, via Wikimedia Commons
Após a crucificação e ressurreição de Cristo, a Páscoa ganhou seu terceiro significado (e o mais importante para os católicos): a passagem da morte para a vida.
Para os judeus, a libertação, que era física, passou a ser também espiritual.

Jan Kameníček, Domínio público, via Wikimedia Commons
A tradição de se trocar ovos começou nos primórdios da data, mas a tradição dos ovos de chocolate veio primeiramente na Alemanha muito depois, por isso muitos cristãos ortodoxos rejeitam essa comemoração. São utilizados ovos pois eles representam a renovação da vida.

diaper, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O costume de decorar os ovos é mais antigo do que a Páscoa, mas acredita-se que o costume como conhecemos hoje vem da Inglaterra, século X, onde o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e presentear seus amigos e família com eles.
Isso também inspirou Peter Carl Fabergé a criar seus famosos (e caros, muito caros) Ovos Fabergé.

Foto de David Clode na Unsplash
Foram os Pâtisseries franceses que popularizaram os ovos de chocolate no século XVIII, claro que naquela época eles não eram acessíveis a todos.

Foto de Glen Carrie na Unsplash
Segunda uma pesquisa, quando os americanos vão comer um coelho de chocolate 76% começam pelas orelhas, 4% pelo rabo 5% pelos pés, o resto simplesmente não come ou não tem preferência.

Foto de Amit Lahav na Unsplash
16 bilhões de jujubas são feitas especialmente para o feriado, isso é o suficiente para encher um ovo do tamanho de um prédio de 9 andares.

Foto de Pierre Gui na Unsplash
Pretzels também eram associados a Páscoa porque seu formato lembraria braços rezando. Mas não demorou para ele perder lugar para as guloseimas de chocolate.

Foto de Kenny Eliason na Unsplash
Quando se trata de consumo de doces, a Páscoa ainda perde para o Halloween. 

Não deixem de curtir a nossa página oficial em RWF. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário