Chegou a hora de você ler algumas curiosidades interessantes sobre a Páscoa, de sua criação até os dias modernos.
Páscoa vem do hebraico "Pessach" que significa passagem, isso porque ela comemora a passagem dos judeus pelo Mar Vermelho. Mas antes da Páscoa ter esse sentido (que foi instituído apenas em 1513 A.C), a data era utilizada pelos povos da bacia do mediterrâneo para sacrifícios aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.
No hemisfério norte a Páscoa é comemorada no fim do inverno e inicio da primavera para celebrar a volta da vida. Seu nome em inglês "Easter" deriva de Eostre, a deusa anglo-saxã do amanhecer.
![]() |
Drawn by Gustave Doré, engraved by J. Gauchard Brunier. Scanned by Michael Gäbler with Epson Perfection 4490 Photo., Domínio público, via Wikimedia Commons |
Após a crucificação e ressurreição de Cristo, a Páscoa ganhou seu terceiro significado (e o mais importante para os católicos): a passagem da morte para a vida.
Para os judeus, a libertação, que era física, passou a ser também espiritual.
Para os judeus, a libertação, que era física, passou a ser também espiritual.
![]() |
Jan Kameníček, Domínio público, via Wikimedia Commons |
A tradição de se trocar ovos começou nos primórdios da data, mas a tradição dos ovos de chocolate veio primeiramente na Alemanha muito depois, por isso muitos cristãos ortodoxos rejeitam essa comemoração. São utilizados ovos pois eles representam a renovação da vida.
![]() |
diaper, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
O costume de decorar os ovos é mais antigo do que a Páscoa, mas acredita-se que o costume como conhecemos hoje vem da Inglaterra, século X, onde o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e presentear seus amigos e família com eles.
Isso também inspirou Peter Carl Fabergé a criar seus famosos (e caros, muito caros) Ovos Fabergé.
Isso também inspirou Peter Carl Fabergé a criar seus famosos (e caros, muito caros) Ovos Fabergé.
Foram os Pâtisseries franceses que popularizaram os ovos de chocolate no século XVIII, claro que naquela época eles não eram acessíveis a todos.
Segunda uma pesquisa, quando os americanos vão comer um coelho de chocolate 76% começam pelas orelhas, 4% pelo rabo 5% pelos pés, o resto simplesmente não come ou não tem preferência.
16 bilhões de jujubas são feitas especialmente para o feriado, isso é o suficiente para encher um ovo do tamanho de um prédio de 9 andares.
Pretzels também eram associados a Páscoa porque seu formato lembraria braços rezando. Mas não demorou para ele perder lugar para as guloseimas de chocolate.
Quando se trata de consumo de doces, a Páscoa ainda perde para o Halloween.
Não deixem de curtir a nossa página oficial em RWF. Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário