23 de março de 2016

Conheça alguns animais que são transparentes

Camuflagem é uma parte importante da sobrevivência no reino animal, e alguns seres levaram isso ao extremo. Normalmente os animais transparentes não possuem muitas outras defesas, nada de garras, veneno ou dentes afiados, apenas sua camuflagem única.
Confira agora uma seleção de animais que são transparentes de verdade.

Brian.gratwicke at English Wikipedia, CC BY 2.5, via Wikimedia Commons
O "camarão fantasma" é tão transparente que ele só fica colorido se ele comer algo colorido. Diferentes espécies podem ser encontradas em rios e lagos no mundo inteiro. 

Geoff Gallice from Gainesville, FL, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Conhecidos como "sapos de vidro" a família de anfíbios da ordem Anura, chamada Centrolenidae, é translúcida, ou seja, apenas os ossos, músculos e vísceras podem ser vistos. Eles habitam as florestas úmidas da América Central.

David Tiller, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A borboleta Greta Oto é uma rara espécie encontrada principalmente na América Central, suas asas são transparentes simplesmente porque os tecidos entre as veias não possuem as escamas coloridas que estão presentes em outras borboletas. Outro fato inusitado é que essa espécie é imune a toxina das plantas. 
(Quer ver mais borboletas incríveis? Clique aqui).

O peixe Olhos de Barril (ou Barreleye) normalmente tem apenas a cabeça invisível. Na verdade eles são raros e nós sabemos muito pouco sobre eles.

Joubin, Domínio público, via Wikimedia Commons
A espécie de polvo Vitreledonella richardi, também chamada de "Polvo de Vidro", é completamente transparente, desde a cabeça até os braços. Ele pode ser encontrado em águas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. 

user:uwe kils (Professor Dr. habil. Uwe Kils), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A espécie Channichthyidae também é chamada de "peixe crocodilo do gelo" (ou Crocodile icefish no original), como o nome diz a espécie é normalmente encontrada em águas geladas, principalmente na Antártida. 
Devido as temperaturas baixas eles também não tem hemoglobinas, que servem para transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. 

Koshy Koshy from Faridabad, Haryana, India, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Os besouros da espécie Cassidinae não são completamente transparentes, mas suas carapaças tem bordas invisíveis que servem para iludir os predadores a atacarem onde os besouros estão protegidos.

Parece um peixe, mas na verdade é uma Salpa (conjunto de espécies de planctónicos da família Salpidae), que pode ser encontrada em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. 
Observações feitas desde 1910 mostram que enquanto as populações de krill estão em declínio, as de salpas tem crescido.

NOAA Okeanos Explorer, Domínio público, via Wikimedia Commons
Essa espécie de pepino-do-mar (Enypniastes) é encontrada a uma profundidade de 2.750 metros, apenas seu sistema digestivo é visível. Como ela foi descoberta recentemente não existem muitas informações sobre ela.

NOAA, Edie Widder, Domínio público, via Wikimedia Commons
Existem mais de 60 espécies de lulas chamadas de "Glass Squid", ou "Lula de Vidro", e todas elas são transparentes, talvez por esse motivo elas são ignoradas pelo mercado de pesca mundial.

W.carter, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Muitas espécies de água-viva são transparentes, até mesmo as venenosas podem ter algum grau de translucidez, o que faz delas ainda mais perigosas.

Matt Wilson/Jay Clark, NOAA NMFS AFSC, Domínio público via Wikimedia Commons
Gymnosomata é uma subordem de moluscos também conhecida como "anjos do mar" ou "borboletas marinhas", elas podem ser encontradas nas águas geladas do oceano Ártico.

CONTERALLY at Italian Wikipedia, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
O "bagre de vidro", ou Kryptopterus vitreolus, é uma espécie asiática cujos órgãos são encontrados na cabeça, por isso seu corpo é completamente transparente, deixando apenas a sua espinha visível.

Paul Asman and Jill Lenoble, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Eucobresia diaphana é uma espécie de caracol terrestre ou semi-lesma que respira ar. Ela normalmente vive em lugares úmidos, como sob as folhas.
A concha desta espécie é muito delicada, translúcida e de cor amarelada, tendo apenas cerca de 7 milímetros de comprimento e 4,5 de largura.


Curtiu a matéria? Então curta também o nosso Facebook: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário