Políticos são como qualquer outra pessoa, ás vezes até piores, por isso gafes é o que eles mais cometem, de falar coisas sem sentido até mesmo vomitar no primeiro ministro e nocautear uma pobre criança! Tudo acontece no mundo da política.
Confira algumas das maiores gafes dos políticos já cometidas ao redor do mundo.
Hoje em dia é comum que discursos políticos tenham um tradutor de língua de sinais junto, mas antes não era assim. O presidente Jimmy Carter foi quem contribuiu muito para o uso de intérpretes na política, intérpretes de língua de sinais apareceram pela primeira vez na TV internacional durante sua aceitação da indicação de seu partido, e ele também foi o presidente que assinou a Lei de Intérpretes de 1978.
Mas, pelo fato dos interpretes serem algo novo, ele acabou tendo algumas gafes em seu currículo. Em 1977, durante uma visita à Polônia, Carter fez um discurso para expressar seu objetivo de aprender os "desejos de futuro" dos poloneses. Seu intérprete, no entanto, traduziu a frase para uma plateia polonesa como: "Eu desejo os poloneses carnalmente".
Os poloneses devem ter ficado muito confusos ao ler que o presidente queria fazer sexo com eles.
E se essa primeira gafe foi ruim, relaxa que ainda tem mais. O intérprete, Steven Seymour, ainda não tinha terminado. Ele também traduziu erroneamente as palavras de Carter sobre sua partida dos EUA para uma frase que significava que o presidente havia abandonado seu país para sempre.
Seymour chegou a transformar os elogios de Carter pela constituição polonesa chamando-a acidentalmente de "objeto de ridículo".
Obviamente, Carter escolheu um novo intérprete para o resto de sua visita.
Mateusz Włodarczyk, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Ainda no quesito gafes presidenciais na Polônia, em 2012, o então presidente Barack Obama confundiu os polacos quando ele se referiu aos campos de concentração nazistas no país como "campos de extermínio poloneses", parecendo sugerir que os nazistas poloneses, e não os alemães, eram responsáveis por eles.
Como foi durante uma cerimônia de premiação póstuma de um herói polonês da resistência contra os nazistas, pode-se dizer que ele não poderia ter escolhido um momento pior para o seu deslize.
Pete Souza, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
Obama ainda cometeu outra grande gafe em sua carreira, foi em 2009 que o presidente comparou ser ruim no boliche a participar das Olimpíadas Especiais. Claro que os deficientes americanos não gostaram nada de sua piada, e depois de muitas críticas, Obama teve de se desculpar publicamente.
Já Ronald Reagan causou uma grande confusão diplomática ao fazer graça antes de um discurso público quando era presidente americano, em 1984:
"Queridos americanos, vamos tornar a Rússia 'ilegal' e começaremos o bombardeio em cinco minutos", brincou ele.
Mas a mensagem vazou e não pegou bem para ele, principalmente com os russos, já que eles estavam no fim da era da Guerra Fria.
Mas a mensagem vazou e não pegou bem para ele, principalmente com os russos, já que eles estavam no fim da era da Guerra Fria.
Unknown photographer, OGL v1.0, via Wikimedia Commons |
Um premiê britânico também vacilou na hora das piadas. Em 2014, David Cameron disse ao ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que a rainha Elizabeth "ronronou" (igual um animal faria) de felicidade no telefone ao descobrir que a Escócia votou para ficar no Reino Unido.
A conversa, que era para ser entre os dois, foi captada por uma emissora, e Cameron precisou se desculpar com a própria Rainha.
Um presidente americano famoso por suas gafes foi George W. Bush, que até hoje tem fama de idiota.
O cara fez algo que ninguém esperava, ele deu uma massagem um tanto constrangedora em Angela Merkel durante um encontro em São Petersburgo, na Rússia, em 2006.
O problema é que ela nunca pediu por uma massagem, e eles estavam em público em frente as câmeras, que claro, filmaram tudo.
O problema é que ela nunca pediu por uma massagem, e eles estavam em público em frente as câmeras, que claro, filmaram tudo.
Karolina Siemion-Bielska, CC BY-SA 3.0 PL, via Wikimedia Commons |
O Ministro das Relações Exteriores da Polônia (sim, poloneses também tem suas gafes), Witold Waszczykowski, disse no começo de 2017 que ele se encontrou com representantes de países do Caribe como Belize e San Escobar. O problema? Não existe nenhum país chamado San Escobar.
Depois de sua gafe o país fictício ficou popular, aparecendo em vários noticiários e até ganhando sua própria bandeira falsa e página na Wikipedia.
Quirinale.it, Attribution, via Wikimedia Commons |
Outro que cometeu uma gafe parecida foi o presidente francês Emmanuel Macron¸ que em sua campanha presidencial em 2017 se referiu à Guiana Francesa como uma "ilha".
Na verdade o território francês de 250 mil habitantes fica em pleno continente, aqui mesmo na América do Sul. Eles são basicamente nossos vizinhos.
O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, deu uma aula em 2015 sobre gafes, e também sobre como não jogar rúgbi com crianças.
Ao "jogar" com a criançada ele acabou levando um garoto japonês de 10 anos a um nocaute com uma ombrada acidental.
Ao "jogar" com a criançada ele acabou levando um garoto japonês de 10 anos a um nocaute com uma ombrada acidental.
Beto Barata/PR, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
E você achou que o Brasil ia ficar de fora dessa lista? Nossos presidentes são piadas prontas no exterior, vamos começar com o ex-presidente Michel Temer, que chamou o rei da Noruega de "rei da Suécia" e empresários russos de "soviéticos", ele ainda disse que "as mulheres só servem para acompanhar preços de supermercado", que governos precisam ter "maridos", chegou a dizer que gostaria de ver uma "enchentezinha" no Nordeste, que câncer é útil pra emagrecer, e que ele estava fazendo voltar o desemprego (o que era verdade mas ele quis dizer acabar com o desemprego).
E isso são apenas algumas de suas gafes, são tantas que se eu escrever todas não sobre mais espaço nessa matéria.
Em uma demonstração de que a realeza não é superior aos plebeus, o (na época) príncipe Charles da Inglaterra foi flagrado fazendo comentários sobre um repórter da BBC durante uma seção de fotos em uma estação de esqui em 2005.
Charles, que estava acompanhado dos filhos, William e Harry, disse: "Gente maldita, não suporto aquele homem. Ele é tão desagradável, realmente", o que ele não sabia é que o microfone ainda estava ligado...
Durante a campanha presidencial de 2008, o reverendo Jesse Jackson teve de pedir desculpas ao então candidato democrata Barack Obama por ter criticado a forma como Obama tem se dirigido à comunidade negra.
Mas o que ele disse de tão ruim? Jackson disse que queria cortar os testículos do democrata, sem saber que o microfone captou os comentários dele. Ouch!
Charles, que estava acompanhado dos filhos, William e Harry, disse: "Gente maldita, não suporto aquele homem. Ele é tão desagradável, realmente", o que ele não sabia é que o microfone ainda estava ligado...
United States Mission Geneva, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Mas o que ele disse de tão ruim? Jackson disse que queria cortar os testículos do democrata, sem saber que o microfone captou os comentários dele. Ouch!
© European Communities, 1997 / EC, Photo: Christian Lambiotte, CC BY 4.0 |
"A única contribuição deles para a agricultura europeia foi a doença da vaca louca. Depois da Finlândia, é o país com a pior comida. Você não pode confiar em um povo com uma cozinha tão ruim."
Na ocasião, um porta-voz britânico chegou a dizer que "certas coisas é melhor não comentar."
José Cruz/ABr, CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons |
Palácio do Planalto from Brasilia, Brasil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Ele ainda chegou a dizer "Estou surpreso porque quem chega a Windhoek, não parecer estar num país africano. Poucas cidades do mundo são limpas e bonitas... a visão que se tem da África é de que são todos pobres."
Senado Federal, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
"Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em homo sapiens. Ou mulheres sapiens". "A inflação foi uma conquista desses dez últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo". "E nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta". "No Brasil, em torno de 52% das mulheres que buscam uma formação técnica, uma valorização do seu trabalho, são mulheres" e o clássico "Vocês sabem que índios no Brasil morriam por falta de assistência técnica".
E se você acha que isso foi tudo você está muito enganado, isso é apenas o que cabe nessa matéria, para ver mais gafes da Dilma clique aqui e leia nossa outra matéria "As frases mais sem sentido da presidenta Dilma"
O presidente estadunidense George W. Bush realizava sua agenda de compromissos internacionais onde ele passou por 16 fusos horários diferentes em apenas 10 dias. Além do cansaço natural das viagens ele ainda jogou tênis (e foi miseravelmente derrotado) com o Imperador japonês Akihito.
Quando seu médico aconselhou repouso para que o corpo de Bush pudesse se recuperar dos fusos horários e das atividades físicas, o presidente negou e voltou para seus compromissos. Péssimo erro.
Durante um jantar com o primeiro ministro japonês Kiichi Miyazawa, Bush simplesmente não aguentou e desmaiou no colo do japonês, pra piorar ainda mais o presidente americano começou a vomitar no colo dele.
Não deve ter sido o melhor jantar da vida do ministro.
E não podemos deixar Trump de lado, o cara é uma gafe ambulante, dá pra fazer uma lista só dele. Mas vamos focar em uma muito bizarra.
Em 2017 o Furacão Maria atingiu as Ilhas Virgens e destruiu praticamente tudo em sua frente. Trump então disse que ele falou com o presidente das Ilhas Virgens para ajudar ele.
O problema é que Trump É o presidente das Ilhas Virgens. Aparentemente ele não sabe até onde chega o território dos E.U.A.
Se você curtiu a matéria venha visitar o nosso facebook, ou nos mande um e-mail com mais sugestões de matérias.
Quando seu médico aconselhou repouso para que o corpo de Bush pudesse se recuperar dos fusos horários e das atividades físicas, o presidente negou e voltou para seus compromissos. Péssimo erro.
Durante um jantar com o primeiro ministro japonês Kiichi Miyazawa, Bush simplesmente não aguentou e desmaiou no colo do japonês, pra piorar ainda mais o presidente americano começou a vomitar no colo dele.
Não deve ter sido o melhor jantar da vida do ministro.
Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Em 2017 o Furacão Maria atingiu as Ilhas Virgens e destruiu praticamente tudo em sua frente. Trump então disse que ele falou com o presidente das Ilhas Virgens para ajudar ele.
O problema é que Trump É o presidente das Ilhas Virgens. Aparentemente ele não sabe até onde chega o território dos E.U.A.
Se você curtiu a matéria venha visitar o nosso facebook, ou nos mande um e-mail com mais sugestões de matérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário