17 de outubro de 2025

Curiosidades do mundo dos games que você não vai se arrepender de ler #8

O mundo dos videogames é muito mais complicado do que as pessoas pensam, por isso tem sempre uma curiosidade ou outra pra você ficar sabendo, e você vai conferir mais algumas das mais interessantes nessa matéria abaixo. Leia e aproveite!

Foto de Perry Merrity II na Unsplash
The Legend of Zelda: Valley of the Flood é um jogo falso da série Zelda que fez muito sucesso online. Ele era um suposto jogo para o Nintendo Wii que surgiu nos fóruns do site IGN a partir de uma "entrevista secreta" com o produtor de jogos Eiji Aonuma, que teria sido vazada em 2008.
Segundo essa entrevista o jogo girava em torno de uma cidade steam-punk, onde um garoto comum começa a achar que ele estava predestinado a acabar com o vilão Ganon e salvar Hyrule, o garoto em questão então começa a se vestir como o Link e achar que ele realmente era o herói, tudo isso em um tom mais sombrio e sério do que o habitual da Nintendo. O jogo bizarro se passaria entre Ocarina of Time e The Wind Waker na linha do tempo.
Claro que no fim tudo era falso, apenas uma pegadinha, mas o jogo ficou tão popular entre os fãs de Zelda que muitos até hoje ainda falam dele em fóruns, com alguns fãs realmente desejando que a Nintendo o tivesse lançado.

Marvel's Avengers (2020), um jogo de RPG de ação com foco em combates corpo a corpo, desenvolvido pela Crystal Dynamics e Eidos Montréal e publicado pela Square Enix, foi um dos maiores fracassos monetários da era atual de consoles.
O jogo foi lançado com diversos erros e ele pedia que jogadores usassem dinheiro de verdade para comprar as roupas dos personagens, o que fez com que vários jogadores desistissem dele imediatamente. Para piorar a sua desenvolvedora pagou caro para conseguir os direitos de fazer um jogo dos Vingadores. Juntando todos esses fatores acredita-se que o game tenha custado cerca de 
US$ 63 milhões aos seus fabricantes.

Rally-X, lançado pela Namco em 1980, é um jogo que você nunca deve ter ouvido falar, mas ele foi um pioneiro do mundo dos games, isso porque ele foi um dos primeiro videogames bem-sucedidos a ter música de fundo contínua durante o seu gameplay.

Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Tetris foi um sucesso inegável, mas seu criador, Alexey Pajitnov, não aproveitou esse sucesso por anos, isso porque ele criou o jogo em 1985 enquanto morava na União Soviética. O Tetris era então licenciado e administrado pela empresa soviética ELORG, que detinha o monopólio da importação e exportação de hardware e software de computador na União Soviética, seu criador não lucrava quase nada com o jogo nessa época, todo o dinheiro ia para o governo comunista.

E se engana quem pensa que Tetris nunca vai ganha uma sequência, ele já ganhou! Welltris é um videogame desenvolvido pela Doca e licenciado pela Bullet-Proof Software, ele é a sequência oficial de Tetris tendo sido projetado pelo próprio Alexey Pajitnov, com a ajuda de Andrei Sgenov. Ele mantém a jogabilidade do "quebra-cabeça de blocos caindo" do jogo original, mas estende o fosso em três dimensões, enquanto os blocos permanecem bidimensionais, com o tabuleiro visto de cima.

Red Dead Revolver é um jogo de tiro em terceira pessoa de 2004, ele foi desenvolvido pela aclamada Rockstar Games, mas isso só depois dele passar anos sendo desenvolvido pela Capcom como um sucessor espiritual de Gunsmoke.
A Rockstar San Diego (então conhecida como Angel Studios) começou a trabalhar em Red Dead Revolver com financiamento da Capcom em 2000. Durante o desenvolvimento, a Angel Studios foi adquirida e renomeada pela Rockstar Games. Depois que Yoshiki Okamoto deixou a Capcom em 2003, Red Dead Revolver foi cancelado oficialmente até que a Rockstar Games adquiriu os direitos do jogo e o reviveu no final daquele ano. O game, porém, não foi um sucesso, recebendo críticas mistas em seu lançamento.

On-Line Systems, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Softporn Adventure era um jogo baseado em texto, o que significa que ele não tinha imagens, mesmo assim ele foi um dos primeiros jogos pornográficos adultos do mundo, sendo lançado no Apple II em 1981.
Anos depois Softporn Adventure foi refeito e expandido como a série Leisure Suit Larry de videogames voltados para adultos.

Mass Effect (2007) foi falsamente acusado pelo blogueiro evangélico Kevin McCullough de conter "estupro e sodomia", o que não era verdade mas fez muitos religiosos exigirem que o game fosse banido.
Depois da controvérsia o
 jogo foi mostrado no canal Fox News, com a apresentadora Martha MacCallum, com a manchete "sexo gráfico completo", algo que também não era verdade mas levou a mais protestos.

Nicholas Wang, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O SNES (mais especificamente, o Super Famicom) vinha com um modem no Japão. O estranho é que um dos principais usos desse modem era o recurso de banco online do videogame, que funcionava quase da mesma maneira que bancos online modernos.

A General Computer originalmente fez o jogo Ms. Pac-Man como um kit de modificação do Pac-Man original, intitulado Crazy Otto. No entanto, devido a uma ação judicial anterior com a Atari, a GCC foi forçada a apresentar o projeto à Midway, que era a distribuidora norte-americana do Pac-Man. A Midway gostou tanto do jogo que ao invés de processar eles a empresa comprou o projeto e contratou o GCC para usar o jogo como base para a sequência oficial do Pac-Man.

Após seu lançamento final em 3 de março de 2022, Babylon's Fall foi recebido com críticas negativas tantos dos críticos profissionais quanto dos jogadores, que por sua vez criticaram a mecânica e o combate do jogo, com vários chamando ele de "muito caro".
A contagem de jogadores online simultâneos de Babylon's Fall atingiu apenas 1.179 jogadores no dia do seu lançamento, e o número de jogadores diminuiu rapidamente depois disso. Em 13 de abril de 2022, foi relatado que a contagem de jogadores caiu para menos de 10 jogadores simultâneos e, em 4 de maio de 2022, a contagem de jogadores caiu para um único jogador. Em 13 de setembro de 2022, a Square Enix anunciou que encerraria o suporte para Babylon's Fall em 27 de fevereiro de 2023 e suspendeu as vendas digitais do jogo e da moeda do jogo, apesar de inicialmente prometer que pretendia apoiar o game no longo prazo.

Agora vamos falar de um dos maiores fracassos do PC, Battlecruiser 3000AD (abreviado como BC3K), que foi fazendo promessas por anos antes de seu desastroso lançamento nos EUA e Europa em 1996.
O jogo era a ideia de Derek Smart, um desenvolvedor de jogos independente conhecido por suas respostas online longas e agressivas a qualquer pessoa que criticasse seu trabalho. O conceito por trás do BC3K era ambicioso, dando ao jogador o comando de uma grande nave estelar com todas as funções necessárias, incluindo navegação, combate, gerenciamento de recursos e até comando de membros da tripulação.
Anúncios apareceram na imprensa de videogames em meados da década de 1990, divulgando o jogo como "a última coisa que você desejará". Porém, depois de vários atrasos, a empolgação toda se transformou em frustração na comunidade online. O problema é que durante o ciclo de desenvolvimento Smart recusou-se a permitir que outros programadores tivessem acesso ao seu código e continuou a mudar de direção à medida que novas tecnologias se tornavam disponíveis, fazendo com que o jogo ficasse em desenvolvimento por mais de sete anos.
Em novembro de 1996, a Take-Two Interactive finalmente lançou o jogo, supostamente com protestos de Smart. O jogo estava cheio de erros e apenas parcialmente concluído, com gráficos desatualizados, música ruim, uma interface enigmática e quase nenhuma documentação. Os críticos e a comunidade de videogames obviamente reagiram mal ao lançamento, o GameSpot deu a ele uma nota de 2,6/10, escrevendo que o game "se tornará uma lenda como o software mais cheio de bugs, instável e impossível de jogar já lançado". 
Uma coluna sobre patches de videogame na Next Generation observou que os patches de conserto de Battlecruiser 3000 "quebraram tantos elementos quanto [eles] consertaram".

O personagem chamado Soda Popinski (um trocadilho com "soda pop" que significa refrigerante), de Mike Tyson's Punch-Out foi originalmente chamado de Vodka Drunkenski (um trocadilho com Vodka e "drunk", que significa bêbado) no jogo de arcade Super Punch-Out.

Foto de Fábio Magalhães na Unsplash
A saga de games Call of Duty originalmente se chamava MOH Killer. O MOH significava Medal of Honor, então o nome completo significava "Assassino do Medal of Honor".
No início dos anos 2000, a Infinity Ward foi incumbida de desafiar o domínio do jogo Medal of Honor com o desenvolvimento de um novo jogo de tiro em primeira pessoa, daí o seu nome inicial.

Após o sucesso de Resident Evil, um jogo de tiro de zumbis, a Capcom decidiu apostar em um outro mercado, o de dinossauros, assim nasceu Dino Crisis.
Criado pelo mesmo diretor de Resident Evil, Shinji Mikami, o game segue o mesmo estilo, com gameplay similar e uma sinopse similar, a única diferença é que você atira em dinossauros.
Infelizmente a saga nunca ficou tão famosa quanto sua contraparte, nenhum jogo novo de Dino Crisis foi lançado desde 2003, mas em dezembro de 2017, a conta oficial no Twitter da equipe principal de desenvolvimento da Capcom respondeu a um fã perguntando se um novo título Dino Crisis seria lançado em breve, ao que eles responderam: "Se muitas pessoas desejarem".

Não deixem de visitar nossa página oficial para mais curiosidades interessantes! Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário