Quem não gosta de Nutella? Então pare de perder tempo e confira agora algumas curiosidades sobre ela que você com certeza não sabia.
Foto de Mikael Stenberg na Unsplash |
Segundo algumas fontes um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos. Para se ter uma ideia da proporção disso: um bebê nasce a cada 8 segundos.
É tanta Nutella que dá para dar a volta ao mundo 1,4 vezes com a quantidade vendida todo ano, que são cerca de 250.000 toneladas do produto.
Domínio público |
Napoleão Bonaparte foi em parte responsável pelo nascimento da Nutella. De acordo com o site Mental Floss:
"Em 1806, Napoleão tentou congelar o comércio britânico como um meio de vencer as Guerras Napoleônicas (e dominar o mundo). O resultado foi uma paralisação desastrosa a nível continental que fez o custo do chocolate disparar."
"Em 1806, Napoleão tentou congelar o comércio britânico como um meio de vencer as Guerras Napoleônicas (e dominar o mundo). O resultado foi uma paralisação desastrosa a nível continental que fez o custo do chocolate disparar."
Os fabricantes de chocolate então perceberam que dava para adicionar avelãs ao chocolate para aumentar o estoque. Nisso nasceu a pasta de chocolate com avelã.
Embora hoje em dia essa pasta é conhecida como Nutella, seu nome original é "massa gianduia". Quando a massa virou uma pasta, Ferrero mudou o nome para Nutella, que é uma combinação da palavra inglesa “nut” (noz, castanha) e o sufixo latino “ella”, que significa “doce”.
Foto de Chris Liverani na Unsplash |
A Nutella foi apresentada ao mercado europeu em 1964, mas ela demorou até 1983 para chegar aos Estados Unidos.
Na França um casal foi proibido de chamar sua filha de Nutella, porque "o nome Nutella é um nome comercial" e que "é contrária ao interesse da criança, já que um nome como esse só pode levar a provocações ou pensamentos depreciativos."
United States Customs and Border Protection, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Michele Ferrero (6 de abril de 1925 -14 de fevereiro de 2015) tinha um patrimônio líquido estimado em mais de 26 bilhões de dólares.
Na verdade a Nutella foi o primeiro grande sucesso de Ferrero, que depois iria ser dono das marcas Mon Chéri, Kinder Chocolate, Ferrero Rocher, Tic Tacs e Kinder Eggs.
A Nugtella é uma Nutella que contêm maconha medicinal, ela está disponível em clínicas da Califórnia.
Claro que sua criação levou a um processo por parte de Ferrero, ou pelo menos isso é o que eles mandaram seus representantes falarem, mas não existem fontes dizendo que eles realmente finalizaram o processo.
E esse não foi seu único problema legal. Em 2007, um fã da Nutella iniciou sua própria comemoração chamada "Dia da Nutella" (5 de fevereiro), que se tornou viral na internet e foi usada para diversos fins de marketing. Na época, uma página do Facebook do Nutella Day atraiu mais de 40.000 fãs.
No entanto, a empresa de Ferrero não gostou disso e usou ações judiciais para resolver a questão. Como resultado, eles receberam várias criticas negativas de pessoas de todo o mundo nas redes sociais, o que mais tarde forçou a empresa a aceitar a derrota. A celebração anual não-oficial é comemorada até hoje.
Mas a empresa também já esteve do outro lado de um processo. Em 2012 foi reportado que uma mãe californiana processou a Ferrero, fabricante da Nutella, por publicidade enganosa que fazia a pasta de chocolate e avelã parecer saudável.
Bom, no fim o caso chegou ao ouvidos da empresa, que então lhe pagou 3 milhões de dólares para que ela desistisse de processar eles.
E, em 2017, um tribunal belga considerou ilegais as alegações publicitárias que consideravam os benefícios para a saúde e o meio ambiente da pasta de avelã sem óleo de palma. Esses anúncios eram direcionados a Nutella, que usa o óleo em seus produtos. No fim a empresa Ferrero conseguiu argumentar que a campanha prejudicou injustamente a reputação da sua icônica marca Nutella.
Embora a empresa Ferrero tenha conseguido vencer o caso contra o seu famoso produto, até hoje muitos ainda discutem sobre os benefícios e malefícios do uso de óleo de palma em alimentos.
Linnearodrigs, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
A Nutella usa em média 25% da produção mundial de avelãs. Mesmo assim sua receita "pode ou não variar em diferentes países". O que isso quer dizer? Quer dizer que você deveria ler o rótulo antes de comer.
De acordo com as estatísticas da própria empresa Ferrero, a França é considerada o maior consumidor de Nutella do mundo, onde mais de 25% da produção mundial é consumida e produzida a cada ano.
Embora muita gente simplesmente chame a Nutella de chocolate, em vários países ela é normalmente rotulada como creme de avelã em vez de creme de chocolate. Este é o caso na Itália por exemplo, já que uma lei italiana determina uma concentração mínima de cacau sólido antes que um produto possa ser legalmente classificado como creme de chocolate.
De acordo com a lei italiana, qualquer produto que pretenda ser rotulado como creme de chocolate deve conter um mínimo de 35% de sólidos secos totais de cacau. Os produtos finais também devem conter um mínimo de 14% de sólidos secos de cacau desnatado e 18% de manteiga de cacau, o que faz com que a marca Nutella não possa ser considerada creme de chocolate no país.
Sob a supervisão da Divisão Kashrut da União Ortodoxa, a popular pasta de chocolate e avelã é oficialmente certificada como um produto Kosher para judeus. Além disso, também foi certificado como Halal para muçulmanos pelo grupo National Independent Halaal Trust.
Existem mais de 11 milhões de fotos com a hashtag #nutella no Instagram. Em 2024 esse número havia subido para 14,7 milhões.
De acordo com o Livro Guinness de Recordes Mundiais, o tempo mais rápido que alguém já comeu um pote de Nutella foi de 2 minutos e 31,67 segundos. O recorde mundial foi conquistado em 2013 por um homem chamado Peter Czerwinski.
Não se esqueça de curtir nosso Facebook em Real World Fatos e ativar as nossa notificações também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário