18 de dezembro de 2021

Conheça as outras versões do Papai Noel

Papai Noel, Pai Natal, Santa Claus ou até Kris Kringle, não importa o nome todo mundo conhece a lenda do Bom Velhinho que espalha alegria ao deixar presentes para as crianças nas noites de Natal. Mas o Papai Noel que você conhece não é o único, diferentes regiões do mundo tem diferentes personagens natalinos.
Conheça agora outras versões do Papai Noel e aprenda também de onde veio esse símbolo natalino.

Jaroslav Čermák, Domínio público, via Wikimedia Commons
Claro que não podemos fazer uma lista sobre Papais Noéis sem falar primeiro do original. São Nicolau de Mira foi quem inspirou a lenda do bom velhinho em primeiro lugar. Arcebispo de Mira na Turquia no século IV, ele ficou conhecido por sua grande generosidade, ele até mesmo costumava deixar sacos de moedas de ouro nas chaminés de quem estivesse passando por dificuldades. Diversos milagres também foram atribuídos a Nicolau (incluindo a ressurreição de 3 garotos assassinados), é por isso que quando ele morreu em 6 de dezembro de 350 em Mira, Turquia, ele foi santificado pela Igreja Católica. 
Quando se trata de São Nicolau ainda não se sabe ao certo o que é verdade e o que é lenda, mas sua imagem passou a ser associada ao Natal e anos depois ele serviu de inspiração para o Papai Noel que todos conhecem.

'EJW', Domínio público, via Wikimedia Commons
Acredita-se que a primeira menção da figura inspirada em São Nicolau tenha acontecido na Europa, nessa época ele já tinha a famosa barba branca e o saco de brinquedos, mas suas vestes eram verdes, embora elas variassem dependendo do país.
A figura ainda não tinha um nome especifico, suas alcunhas incluíam "O Santo", "O Bom Santo", "Sinteklass" (que depois viraria Santa-Claus) e "Kleeschen".
Um poema publicado em 1823 chamado "The Night Before Christmas" ajudou a caracterizar o personagem, nessa época ele já distribuía presentes para as crianças, tinha um trenó e sua fiéis renas chamadas Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Dunder e Blixem.

Imagem de Ralph/Altrip/Germany por Pixabay
Chegamos na versão que todos conhecem, o Papai Noel só passou a realmente se vestir de vermelho quando a Coca-Cola popularizou o personagem ao usá-lo em uma propaganda no século XX, ela não foi a primeira empresa a usar um Papai Noel de vermelho em suas propagandas, mas foi a que ficou mais famosa.
Nessa época o personagem já era conhecido pelas crianças do mundo inteiro, ele também já havia ganhado outras características como seus ajudantes elfos e o fato de entrar pela chaminé e deixar presentes apenas para as crianças boas, ele também havia ganhado uma esposa, a Mamãe Noel.
Hoje quando se fala sobre Papais Noéis essa versão é com certeza a mais famosa de todas, mas como você vai ver, ela não é a única.

Domínio público, via wikimedia commons
Os Yule Lads são os representantes natalinos da Islândia, eles apareceram pela primeira vez em 1932 no poema "Jólasveinarnir". Segundo a lenda existem vários Yule Lads, os números variam mas normalmente são descritos como 13 criaturas que deixam presentes na véspera de Natal, cada um tem seu próprio nome e características.
Para ganhar os presentes as crianças devem deixar seus sapatos na janela durante as 13 noites que antecedem o Natal. Se você for bonzinho você ganha presentes, se for malvado vai ganhar uma batata podre.

Os Yule Lads eram originalmente retratados como criminosos que adoravam atormentar fazendeiros, mas com o tempo eles viraram um símbolo de bondade natalina e substituíram o Papai Noel nos feriados.

Vincent Stoltenberg Lerche, Domínio público, via Wikimedia Commons
O Tomte, também chamado de Nisse, é uma pequena criatura do folclore escandinavo, segundo as lendas ele cuida de crianças e da casa do camponês, e protege eles contra a má sorte, mas se o camponês o insultar ele vai roubar, matar e destruir tudo o que ele conseguir.
O personagem não mora no Polo Norte, mas sim nas florestas e, como seu trenó não voa, ele simplesmente entra pela porta da frente e entrega os presentes pessoalmente.

Jenny Nyström, Domínio público via Wikimedia Commons
O Yule Goat é um personagem natalino da cultura Pagã Germânica, ele e sua fiel cabra ("goat" em inglês) apareceram pela primeira vez durante o século XI na Europa, mas se tornou um símbolo natalino apenas no século XIX, antes que a lenda do Papai Noel ganhasse força na Suécia.
É muito comum que as pessoas coloquem um enfeite de uma cabra feita de palitos e fita vermelha em suas árvores de Natal em homenagem ao Yule Goat. Ás vezes eles constroem uma versão gigante do enfeite e deixam eles espalhados pelas cidades como decoração.

Albärt, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O presenteador conhecido como Christkind foi criado pelos cristãos para desencorajar a popularidade do Papai Noel, que era considerado uma má influência nas crianças, ele só é usado em países cuja principal religião é o cristianismo.
Ele representa literalmente o Bebê Jesus e, sendo assim, as crianças nunca podem vê-lo, ele também não deixa presentes físicos, mas presentes podem ser dados em sua honra por outras pessoas.

Internet Archive Book Images, Sem restrições, via Wikimedia Commons
O Belsnickel não é uma versão do Papai Noel, ele é um personagem europeu que serve para punir as crianças que não agradaram o Bom Velhinho. Usado pela primeira vez no século XIX, o personagem foi feito para ser temido pelas crianças, forçando elas a serem boas durante o ano.
Para os bonzinhos ele distribui apenas pequenos presentes e doces, para os malvados ele dá carvão, mas imagens também mostram o personagem aplicando castigos físicos em crianças levadas.

Domínio público, via Wikimedia Commons
O Krampus é parecido com o Belsnickel, ele pune as crianças malvadas enquanto o Papai Noel presenteia as boas. Ele é retratado como uma figura demoníaca. 
Krampus vem de Krampen, palavra para "garra" do alto alemão antigo, não se sabe ao certo quando ele foi mencionado pela primeira vez, mas ele ficou popular no século XVII.
Hoje em dia rapazes se vestem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro, particularmente no anoitecer do dia 5, e vagam pelas ruas assustando crianças com correntes e sinos enferrujados. Em algumas áreas rurais, a tradição também inclui surras aplicadas pelo Krampus.

from a c. 1910 postcard., Domínio público, via Wikimedia Commons
Père Noël é a versão francesa do Papai Noel, as duas versões são muito parecidas, só que o francês não tem renas, para distribuir os presentes ele conta com a ajuda de um burrinho chamado Gui. 

Inconnu, Domínio público, via Wikimedia Commons
Père Noël anda acompanhado de uma figura conhecida como Père Fouettard, que serve para intimidar as crianças más. Père Fouettard foi quem assassinou os três garotos que foram ressuscitados por São Nicolau.

Charliewendiga, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A primeira mulher da lista é conhecida como La Befana, um personagem italiano que se parece com uma bruxa. 
Segundo o folclore popular, La Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro, para encher as meias dos bonzinho de caramelos e a dos malvados com pedaços de carvão. 
A tradição recomenda que as crianças deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico para a Befana comer, igual as crianças deixam leite e biscoitos para o Papai Noel. 
A Befana é representada como uma velhinha de xale negro e coberta de fuligem (porque ela entra nas casas pela chaminé), ela ainda voa numa vassoura, sempre sorri e carrega um cesto cheio de doces e presentes. Dizem que de tão boazinha a Befana usa sua vassoura para limpar as chaminés das pessoas antes dela ir embora.
Outras lendas dizem que foi Befana quem deu abrigo aos Reis Magos que iam visitar Jesus, em agradecimento eles a convidaram para visitar Cristo junto com eles, ela recusou, mas logo se arrependeu e até hoje ela distribui presentes para crianças na esperança de que um deles seja Jesus Cristo.


Domínio público via wikimedia commons
Conheça Knecht Ruprecht, ou Servo Ruprecth. Parte do folclore alemão ele é descrito como um dos acompanhantes de São Nicolau, seu papel é punir os malvados enquanto Nicolau recompensa os bons.
Ele apareceu pela primeira vez no século XVII como um personagem da Procissão, hoje em dia ele é usado para assustar crianças o ano inteiro.

user:Toniher, CC BY-SA 3.0, via wikimedia commons
Acredite ou não esse tronco também é um personagem natalino, o Tió de Natal vem da Catalunha, ele é um pedaço de madeira enfeitado. No dia de Natal eles colocam o tronco perto da lareira para ele "defecar", eles também alimentam o tronco e cobrem ele para que ele não fique com frio.
Basicamente se as crianças tomaram conta certinho do tronco ele defeca presentes, normalmente objetos e doces pequenos.

Leopold Kupelwieser (1796-1862), Domínio público, via Wikimedia Commons
Os 3 Reis Magos também fazem parte do Natal, é isso aí, alguns países católicos ainda celebram eles no lugar de outros personagens natalinos. Os magos não eram reis de nada, mas ficaram conhecidos assim, foram eles que encontraram o local do nascimento de Cristo e levaram presentes pra ele.
Seus nomes são Melchior, Balthazar e Casper, na Espanha é comum que as crianças escrevam cartas pedindo presentes aos Magos e também deixem comidas e bebidas para cada um deles. As crianças também deixam comidas para os camelos, já que segundo as lendas essa é a única noite do ano que eles se alimentam. Mesmo assim muitas imagens na verdade mostram os Magos andando a cavalo e não a camelo.

Sergeev Pavel, Domínio público, via Wikimedia Commons
Ded Moroz, ou traduzido para o português, Vovô Geada, é um personagem eslavo que distribui presentes pessoalmente nas noites de véspera de ano-novo, seu cajado é mágico e ele anda em um Troika (um trenó normalmente puxado por 3 cavalos). 
O personagem ganhou força no século XIX, mas durante os anos de União Soviética ele foi banido por ser um símbolo de Burguesia Socialista, ele só foi trazido de volta em 1930 por Joseph Stalin, mas era muito tarde, ele agora tinha que dividir seu espaço com o São Nicolau, ele só passou a "competir" com o Papai Noel nos anos 90, mesmo assim o personagem ainda é bem popular na Rússia.
Segundo as lendas ele era um feiticeiro malvado e poderoso que sequestrava crianças, ele agora se arrependeu dos seus atos e passou a presentear as crianças.

Viktor Vasnetsov, Domínio público, via Wikimedia Commons
Ás vezes Moroz anda acompanhado de sua neta Snegurochka, ou, Donzela de Neve, que também foi usada pela primeira vez no século XIX. A origem da personagem varia, alguns dizem que ela era um boneco de neve que ganhou vida, em outras ela é a filha da Primavera da Beleza e Ded Moroz, e anseia pela companhia dos humanos mortais. Ela cresce e passa a gostar de um pastor chamado Lel, mas seu coração é incapaz de conhecer o amor. Sua mãe tem pena e lhe dá essa capacidade, mas assim que ela se apaixona, seu coração se aquece e derrete ela.

Martin1009, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Papai Noel é em quase todos os sentidos um personagem ocidental, mas a China queria um personagem só deles, foi aí que entrou Dun Che Lao Ren, a versão asiática do Bom Velhinho.
Inspirado tanto no Papai Noel quanto em Buda, ele traz presentes e roupas para as crianças. Elas colocam meias pendurada, acendem lanterninhas e esperam pra ver o que elas receberam, seu nome significa algo como Homem Velho do Natal.

GTSPACE, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Japão também não quis ficar de fora do Natal e eles também criaram seu próprio Papai Noel, o monge budista Hoteiosho. Descrito como sorridente, gordinho e vestido de vermelho, esse monge também distribui presentes. Segundo a tradição ele tem olhos na parte de trás da cabeça, o que ajuda ele a observar todas as crianças e saber quem é bonzinho e quem não é.
Na verdade Hoteiosho é um dos 7 deuses da fortuna, então foi fácil ele substituir o Papai Noel, seu nome pode ser traduzido como "Saco de Pano".

Michell Zappa], CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Sinterklaas é um personagem sueco inspirado em São Nicolau, ele também serviu de inspiração para a criação do Papai Noel moderno.
Possivelmente inspirado em Odin, Sinterklaas é um homem idoso, imponente e com cabelo e barba branca, ele veste uma capa vermelha e tem um anel de rubi vermelho, também possuiu um cajado de cor dourada. Ele tradicionalmente monta um cavalo branco, nos Países Baixos o cavalo é chamado de Amerigo, e na Bélgica é chamado Slecht Weer Vandaag, que significa "Tempo Ruim Hoje". Sinterklaas carrega um grande livro vermelho chamado de "O Livro de Sinterklaas", no qual está escrito se cada criança tem sido boa ou má durante o ano. Ele presenteia as crianças em novembro, mas é celebrado no dia 5 de dezembro, um dia antes de São Nicolau.

Em vez de elfos, ele é ajudado pelo controverso Zwart Piet, ou, Peter Negro, que também pune as crianças malvadas e entretêm as boas. Algumas pessoas consideram a figura de Piet um insulto à negros e até muçulmanos, já que o personagem é um Mouro. Nos últimos anos ocorreram uma série de incidentes em que os manifestantes anti-Piet foram detidos pela polícia por perturbação da paz e ameaças.

Alfred Henry Forrester, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em alguns lugares Pai Natal é só outro nome do Papai Noel, em outros ele é um personagem completamente separado, e ainda mais antigo do que o Papai Noel. Criado no século XV, o personagem era chamado apenas de Sir Christemas e Nowell (que viraria Noel), ele não distribuía presentes e era associado a celebrações adultas.
Já no século seguinte ele passou a ser bonzinho e gordinho e a ser celebrado no dia 25 de dezembro. No século XIX o personagem passou a carregar uma árvore de natal nas costas, que mais tarde viraria um cajado, ele também carrega um saco de brinquedos e foi a primeira versão dos Papais Noéis a gritar "Ho, Ho, Ho" para anunciar sua chegada.

E ai? Curtiu descobrir um pouco mais sobre o Natal e os Papais Noéis do mundo? Então não deixe de curtir nosso Facebook também, basta clicar aqui e curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário