6 de maio de 2021

A origem do nome de raças de pássaros e aves

Você já viu de onde veio o nome das raças de cães e gatos, então nada mais justo do que ver alguns seres de pena agora não é mesmo? Confira a origem do nome de algumas raças e espécies de pássaros e aves que nós vemos por aí.

Philip Nalangan, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Papagaio pode ter sua origem no árabe "babagayi", que foi adaptado pelos franceses, se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil com os portugueses. 
Mas essa versão é disputada por outros que dizem que o nome vem do som que a ave faz ("pa-pa-pa") junto com a palavra "gaio", em referência ao habitat da ave.

Charles J. Sharp, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Já Arara é com certeza uma palavra indígena, ela se origina do termo tupi "a'rara". "Ará" por sua vez se originou do termo tupi "a'rá" e significa algo como "ave de muitas cores".

JJ Harrison (https://www.jjharrison.com.au/), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A Cacatua recebeu seu nome atual de seu nome original em malaio, "Kakatua", agora o que significa isso ninguém sabe ao certo, mas "kaka" significa algo como "irmão ou irmã mais velha" e "tua" significa "velha". A repetição da palavra velha é provavelmente em referência ao eco do canto da ave.

Flávio Cruvinel Brandão, CC BY-SA 2.0 BR, via Wikimedia Commons
Sabiá é mais uma palavra de origem indígena, do tupi "sawi'a", que significa algo como "pintado", um nome dado devido as cores do pássaro parecerem que foram pintadas em seu peito.

Juan Emilio, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O Canário foi batizado em homenagem ao seu lugar de origem, as Ilhas Canarias. Curiosamente a ilha em si foi batizada em homenagem a sua grande população de cães selvagens, Canarias significa na verdade "Ilha dos Cães", nada a ver com o pássaro.

José Reynaldo da Fonseca, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O Bem-te-Vi foi chamado assim porque nossos antepassados acreditavam que o som do canto dele lembrava essas palavras. Mas seu nome de verdade é "Pituã", oriundo do tupi "pita'wã". 
Os índios tupis também chamavam a ave de "pitangûagûasu" que significava "pitauá grande".

Dario Niz, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
O Coleirinho é chamado assim devido a mancha branca em seu pescoço parecer uma coleira, curiosamente apenas o macho tem essa marca.

Charles J. Sharp, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O João-de-Barro tem esse sobrenome devido ao fato deles criarem seus ninhos a partir do barro. Já o nome João é um mistério, existem pelo menos três histórias diferentes para justificar o nome, a primeira diz que ele foi escolhido apenas por ser um nome popular no Brasil, a segunda diz que ele é a versão abrasileirada do nome do seu "descobridor", o naturalista alemão Johann Friedrich Gmelin, e a terceira diz que João é a "versão branca" do nome indígena "Jaebé" que segundo a lenda nativa foi transformado em um João-de-Barro.

Jana (Jayleane), Domínio público, via Wikimedia Commons
A Calopsita, embora às vezes referida como um periquito, na verdade faz parte da mesma família que as cacatuas, tanto que elas têm seu nome derivado da palavra alemã "kakatielje", que significa "pequena cacatua".

Ben Tavener from Curitiba, Brazil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O nome Curió na língua tupi guarani significa algo como "amigo do homem", pois aparentemente este pequeno pássaro gostava de viver perto da aldeia dos nativos brasileiros.

Anderson Herbert de Abreu Gomes, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Tucano é chamado assim devido a palavra tupi "tu'kã", já Tucanuçu e Tucanaçu vêm do tupi "tukanu'su", que significa "tucano grande".

Clodomiro Esteves Junior, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Araponga e iraponga vêm do termo tupi "wi'rá põga", que significa "pássaro soante". O nome é uma referência ao seu canto forte e estridente.

TonyCastro, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Alma-de-Gato recebeu esse nome estranho porque dizem que seu canto lembra o miado de um gato, mas a ave é capaz de imitar o canto de outras aves, como o Bem-te-Vi por exemplo.

christoph_moning, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Codorna provavelmente vem do latim "coturnix", referente a palavra "marmelo", um nome dado em referência a cor das penas dessa ave.

Satdeep Gill, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A palavra Pomba vem do latim "palumba", que era o nome dado a esses pássaros, ela apenas evoluiu para a forma como conhecemos hoje.

Under the same moon..., CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O Pássaro-Preto ganhou esse apelido por motivos óbvios, ele é completamente preto, mas esse não é seu nome de verdade, ele se chama Graúna, palavra que vem de "uiraúna" (em nheengatu) e "gûyrauna" (em tupi), e significam literalmente "pássaro preto".

Carlos Delgado, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Agora vamos falar do Rouxinol, seu nome em português vem da palavra antiga "roussinhol", que por sua vez é derivada do latim "lusciniolus".

Bernard DUPONT, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O Carcará ganhou seu nome devido ao seu canto, "caracará" é a onomatopeia indígena para o som emitido por esta ave.

Asivechowdhury, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Periquito vem do espanhol "periquito", que por sua vez deriva da palavra "perico", que até hoje é como eles chamam essa ave.

Charles J. Sharp, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Andorinha vem do latim "hirundo", que parece nada ter a ver com o nome atual, mas a palavra passou a "harundo", depois a "andorine", que foi confundida com um diminutivo e virou "andorinha".

Joshlaymon, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
E por último o Pica-Pau tem o nome mais óbvio da lista, ele vem do fato da ave bicar árvores para se alimentar de larvas que vivem nelas, mas esse não é seu único nome, Ipecu vem do tupi "ïpe'ku" e Carapina vem do tupi "kara'pina", ambos nomes usados para descrever a mesma ave.

Real World Fatos também está no facebook, se você gosta de matérias interessantes pode deixar a sua curtida agora mesmo, você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário