Hoje você vai enxergar o mundo do cinema por uma nova perspectiva, você vai ler nessa matéria alguns fatos e curiosidades que você nunca nem imaginou sobre os seus filmes favoritos. Então pare de perder tempo e divirta-se conosco mais uma vez.
![]() |
Jarc12030, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
George Lucas apresentou a ideia de Indiana Jones a Steven Spielberg enquanto eles construíam um castelo de areia gigante durante as suas férias no Havaí.
Outra curiosidade é que Lucas mentiu para que Spielberg concordasse em dirigir os filmes do arqueólogo. Acontece que Spielberg inicialmente relutou em assinar o contrato porque Lucas lhe disse que ele queria Spielberg para uma trilogia inteira, e Spielberg não queria trabalhar em mais dois roteiros. Lucas então disse a ele que os próximos dois filmes já estavam escritos, então Spielberg concordou em fazê-los. Mas quando chegou a hora da primeira sequência, foi revelado que Lucas não tinha simplesmente nada escrito para nenhuma das sequências.
O personagem Andy não tinha um pai em Toy Story simplesmente porque personagens humanos eram muito caros e demorados para se animar em 3D.
![]() |
The Walt Disney Company, Domínio público, via Wikimedia Commons |
![]() |
Gordon Tarpley, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Peter Mayhew interpretou Chewbacca em quase todos os filmes da saga Star Wars, mas ele passou a ter seu papel reduzido conforme sua saúde piorava, mesmo assim ele ainda foi listado nos créditos como "Consultor de Chewbacca".
E já que estamos falando da franquia espacial, saiba que a abertura de Star Wars ("Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante...") é escrita assim porque George Lucas imaginou seus filmes como histórias que seriam contadas por uma antiga raça de aliens imortais. No fim os imortais foram retirados dos filmes, mas a narração ficou.
![]() |
David Shankbone, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
No set de Kill Bill, a atriz Uma Thurman sofreu um grave acidente de carro porque o diretor Quentin Tarantino insistiu que ela realizasse suas próprias cenas de ação. Thurman sabia que o carro não era seguro, mas Tarantino insistiu e ela cedeu. Thurman danificou permanentemente seu pescoço e joelho nesse dia.
Thurman então exigiu que a filmagem da cena fosse dada a ela mas foi recusada por mais de 15 anos. Somente em 2018 Tarantino concordou em entregar as filmagens a ela.
Pelo o que se sabe atualmente os famosos "zumbis" apareceram pela primeira vez nas telas de cinema em um filme francês de 1919 chamado J'accuse. O diretor Abel Gance usou soldados afastados dos combates em Verdun para retratar "um exército de mortos".
O Nakatomi Plaza do filme Die Hard (Duro de Matar) é na verdade a sede da produtora 20th Century Fox, o mais estranho é que eles cobraram aluguel de si mesmos para usar o prédio.
![]() |
Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Bruce Willis na verdade é parcialmente surdo do ouvido esquerdo devido a algumas das fortes explosões e tiros que ocorreram durante as filmagens de Duro de Matar:
"Devido a um acidente no primeiro Duro de Matar, sofro de perda auditiva parcial de dois terços no ouvido esquerdo e tenho tendência a dizer: ‘O quê?’", Disse Willis em uma entrevista.
"Devido a um acidente no primeiro Duro de Matar, sofro de perda auditiva parcial de dois terços no ouvido esquerdo e tenho tendência a dizer: ‘O quê?’", Disse Willis em uma entrevista.
![]() |
Jl FilpoC, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons |
A Disney, ao fazer Coco (Viva – A Vida é uma Festa), tentou registrar oficialmente a frase "Dia de los Muertos (Dia dos Mortos)" no nome deles. Eles queriam controle total de venda de brinquedos e merchandising com o nome do feriado mexicano.
![]() |
Metro-Goldwyn-Mayer, Domínio público, via Wikimedia Commons |
O filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço foi produzido antes de existir a primeira imagem colorida do planeta Terra, por isso se você prestar atenção vai notar que as cores parecem estar erradas.
O filme O Resgate do Soldado Ryan não tinha nenhum aviso de alerta de gatilho, como resultado vários veteranos que assistiram o filme tiveram ataques de estresse pós-traumático, devido a isso o Departamento de Assuntos de Veteranos teve de criar uma linha direta para os veteranos afetados pelo filme.
![]() |
AirstarInternational, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
James Cameron fez o filme Titanic apenas porque lhe ofereceram um mergulho ao naufrágio financiado pelo estúdio e não porque ele quisesse fazer o filme. Na verdade ele achava que o filme seria um fracasso.
O diretor pensou que ele estava "caminhando para o desastre". "Trabalhamos nos últimos seis meses no Titanic com a certeza absoluta de que o estúdio perderia US$ 100 milhões. Era uma certeza", afirmou ele em uma entrevista.
O diretor pensou que ele estava "caminhando para o desastre". "Trabalhamos nos últimos seis meses no Titanic com a certeza absoluta de que o estúdio perderia US$ 100 milhões. Era uma certeza", afirmou ele em uma entrevista.
![]() |
Jeffrey Beall from Colorado, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Em vários países como Islândia, Suíça, Egito, Turquia e Índia os cinemas têm um intervalo no meio do filme, o que permite aos clientes irem às barracas de concessão ou usar o banheiro sem perder nada.
![]() |
Fox Film Corporation, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Acredita-se que o primeiro filme com orçamento de 1 milhão de dólares na América foi feito em 1916, ele se chamava A Daughter of the Gods e também apresentou a primeira cena de nudez feminina completa em um filme convencional.
No fim ele foi um sucesso comercial, mas não existem cópias dele hoje em dia, o longa é considerado um filme perdido.
No fim ele foi um sucesso comercial, mas não existem cópias dele hoje em dia, o longa é considerado um filme perdido.
![]() |
Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
O cafetão do filme Taxi Driver foi originalmente escrito como um homem negro, pois era isso o que o escritor do filme via nas ruas, mas ele foi mudado para branco porque um cafetão negro foi considerado "desagradável" para o público.
Paul Schrader e Martin Scorsese então tentaram encontrar um cafetão branco para fazer mais pesquisa sobre o personagem, mas não conseguiram encontrar nenhum em toda a Nova York daquela época. Quentin Tarantino, em seu livro Cinema Speculation, apelidou o evento de "O mito do cafetão branco".
![]() |
映画の友 (Eiga no tomo), Domínio público, via Wikimedia Commons |
A Fistful of Dollars (Por um Punhado de Dólares), do diretor Sergio Leone, é na verdade um remake de Yojimbo (Yojimbo - O Guarda-Costas), do diretor Akira Kurosawa, mas ele nunca foi autorizado pela produtora Toho e muito menos por Kurosawa. A carta que Kurosawa enviou a Leone continha a frase "Eu vi seu filme. É um filme muito bom. Infelizmente, é o meu filme."
![]() |
CBS Television, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Ter horários de exibição padrão para filmes em um cinema não era comum até os anos 60. Antes disso, a maioria dos filmes eram apenas reproduzidos em loop e as pessoas podiam entrar a qualquer momento. O que aconteceu foi que Psicose, de Alfred Hitchcock, exigia que as pessoas assistissem do início ao fim para entender tudo como o diretor queria, isso ajudou a tornar os horários de exibição mais padronizados.
Se você gosta de matérias assim venha seguir nossa página oficial em RWF, você não vai se desapontar. obrigado e até a próxima vez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário