3 de outubro de 2025

Curiosidades sobre filmes que você não sabia #12

Hoje você vai enxergar o mundo do cinema por uma nova perspectiva, você vai ler nessa matéria alguns fatos e curiosidades que você nunca nem imaginou sobre os seus filmes favoritos. Então pare de perder tempo e divirta-se conosco mais uma vez.

Jarc12030, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
George Lucas apresentou a ideia de Indiana Jones a Steven Spielberg enquanto eles construíam um castelo de areia gigante durante as suas férias no Havaí.
Outra curiosidade é que Lucas mentiu para que Spielberg concordasse em dirigir os filmes do arqueólogo. Acontece que Spielberg inicialmente relutou em assinar o contrato porque Lucas lhe disse que ele queria Spielberg para uma trilogia inteira, e Spielberg não queria trabalhar em mais dois roteiros. Lucas então disse a ele que os próximos dois filmes já estavam escritos, então Spielberg concordou em fazê-los. Mas quando chegou a hora da primeira sequência, foi revelado que Lucas não tinha simplesmente nada escrito para nenhuma das sequências.

O personagem Andy não tinha um pai em Toy Story simplesmente porque personagens humanos eram muito caros e demorados para se animar em 3D.

The Walt Disney Company, Domínio público, via Wikimedia Commons
O filme Zootopia (Zootopia: Essa Cidade é o Bicho no Brasil) foi chamado de Zootropolis no Reino Unido, já que Zootopia é o nome de um zoológico dinamarquês da vida real.

Gordon Tarpley, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Peter Mayhew interpretou Chewbacca em quase todos os filmes da saga Star Wars, mas ele passou a ter seu papel reduzido conforme sua saúde piorava, mesmo assim ele ainda foi listado nos créditos como "Consultor de Chewbacca".

E já que estamos falando da franquia espacial, saiba que a abertura de Star Wars ("Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante...") é escrita assim porque George Lucas imaginou seus filmes como histórias que seriam contadas por uma antiga raça de aliens imortais. No fim os imortais foram retirados dos filmes, mas a narração ficou.

David Shankbone, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
No set de Kill Bill, a atriz Uma Thurman sofreu um grave acidente de carro porque o diretor Quentin Tarantino insistiu que ela realizasse suas próprias cenas de ação. Thurman sabia que o carro não era seguro, mas Tarantino insistiu e ela cedeu. Thurman danificou permanentemente seu pescoço e joelho nesse dia.
Thurman então exigiu que a filmagem da cena fosse dada a ela mas foi recusada por mais de 15 anos. Somente em 2018 Tarantino concordou em entregar as filmagens a ela.

Pelo o que se sabe atualmente os famosos "zumbis" apareceram pela primeira vez nas telas de cinema em um filme francês de 1919 chamado J'accuse. O diretor Abel Gance usou soldados afastados dos combates em Verdun para retratar "um exército de mortos".

Alexis Doine, CC0, via Wikimedia Commons
O Nakatomi Plaza do filme Die Hard (Duro de Matar) é na verdade a sede da produtora 20th Century Fox, o mais estranho é que eles cobraram aluguel de si mesmos para usar o prédio.

Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Bruce Willis na verdade é parcialmente surdo do ouvido esquerdo devido a algumas das fortes explosões e tiros que ocorreram durante as filmagens de Duro de Matar:
"Devido a um acidente no primeiro Duro de Matar, sofro de perda auditiva parcial de dois terços no ouvido esquerdo e tenho tendência a dizer: ‘O quê?’", Disse Willis em uma entrevista.

Jl FilpoC, CC BY-SA 4.0  via Wikimedia Commons
A Disney, ao fazer Coco (Viva – A Vida é uma Festa), tentou registrar oficialmente a frase "Dia de los Muertos (Dia dos Mortos)" no nome deles. Eles queriam controle total de venda de brinquedos e merchandising com o nome do feriado mexicano.

Metro-Goldwyn-Mayer, Domínio público, via Wikimedia Commons
O filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço foi produzido antes de existir a primeira imagem colorida do planeta Terra, por isso se você prestar atenção vai notar que as cores parecem estar erradas.

O filme O Resgate do Soldado Ryan não tinha nenhum aviso de alerta de gatilho, como resultado vários veteranos que assistiram o filme tiveram ataques de estresse pós-traumático, devido a isso o Departamento de Assuntos de Veteranos teve de criar uma linha direta para os veteranos afetados pelo filme.

AirstarInternational, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
James Cameron fez o filme Titanic apenas porque lhe ofereceram um mergulho ao naufrágio financiado pelo estúdio e não porque ele quisesse fazer o filme. Na verdade ele achava que o filme seria um fracasso.
O diretor pensou que ele estava "caminhando para o desastre". "Trabalhamos nos últimos seis meses no Titanic com a certeza absoluta de que o estúdio perderia US$ 100 milhões. Era uma certeza", afirmou ele em uma entrevista.

Jeffrey Beall from Colorado, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Em vários países como Islândia, Suíça, Egito, Turquia e Índia os cinemas têm um intervalo no meio do filme, o que permite aos clientes irem às barracas de concessão ou usar o banheiro sem perder nada.

Fox Film Corporation, Domínio público, via Wikimedia Commons
Acredita-se que o primeiro filme com orçamento de 1 milhão de dólares na América foi feito em 1916, ele se chamava A Daughter of the Gods e também apresentou a primeira cena de nudez feminina completa em um filme convencional.
No fim ele foi um sucesso comercial, mas não existem cópias dele hoje em dia, o longa é considerado um filme perdido.

Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O cafetão do filme Taxi Driver foi originalmente escrito como um homem negro, pois era isso o que o escritor do filme via nas ruas, mas ele foi mudado para branco porque um cafetão negro foi considerado "desagradável" para o público.
Paul Schrader e Martin Scorsese então tentaram encontrar um cafetão branco para fazer mais pesquisa sobre o personagem, mas não conseguiram encontrar nenhum em toda a Nova York daquela época. Quentin Tarantino, em seu livro Cinema Speculation, apelidou o evento de "O mito do cafetão branco".

映画の友 (Eiga no tomo), Domínio público, via Wikimedia Commons
A Fistful of Dollars (Por um Punhado de Dólares), do diretor Sergio Leone, é na verdade um remake de Yojimbo (Yojimbo - O Guarda-Costas), do diretor Akira Kurosawa, mas ele nunca foi autorizado pela produtora Toho e muito menos por Kurosawa. A carta que Kurosawa enviou a Leone continha a frase "Eu vi seu filme. É um filme muito bom. Infelizmente, é o meu filme."

CBS Television, Domínio público, via Wikimedia Commons
Ter horários de exibição padrão para filmes em um cinema não era comum até os anos 60. Antes disso, a maioria dos filmes eram apenas reproduzidos em loop e as pessoas podiam entrar a qualquer momento. O que aconteceu foi que Psicose, de Alfred Hitchcock, exigia que as pessoas assistissem do início ao fim para entender tudo como o diretor queria, isso ajudou a tornar os horários de exibição mais padronizados.

Se você gosta de matérias assim venha seguir nossa página oficial em RWF, você não vai se desapontar. obrigado e até a próxima vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário